Banco Central anuncia regras para padronizar Pix parcelado ainda em setembro
Nova regulamentação busca aumentar segurança e transparência na modalidade
O Banco Central confirmou que irá anunciar, ainda no mês de setembro, as regras de padronização do Pix parcelado.
O parcelamento do Pix já é ofertado por algumas instituições financeiras, mas ainda não há uma regulamentação nacional que estabeleça os padrões de operação.
O objetivo do Banco Central é garantir maior transparência e segurança para consumidores e lojistas.
"Isso [PIX Parcelado] vai estimular o uso do PIX no varejo para compras de bens e serviços e, especialmente, aquelas que têm valor mais elevado que demandam esse tipo de parcelamento”, afirmou o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, durante palestra na Febraban Tech 2025.
De acordo com Galípolo, a modalidade servirá como alternativa de empréstimo para 60 milhões de pessoas que não têm acesso ao cartão de crédito.
Como funciona o Pix parcelado?
O Pix parcelado funciona como empréstimo pessoal. O montante contratado é transferido, de forma instantânea e integral, para o destinatário, e as parcelas são descontadas da conta corrente do comprador todo mês.
Os limites de valor e o juros dos produtos de crédito, como o Pix parcelado, são definidos pelas instituições financeiras para cada cliente. A avaliação contempla a renda, o perfil de gastos, o histórico de inadimplência e outros fatores.
Fonte: Reprodução | g1 | UOL