Brasil lidera ranking mundial de supersalários no serviço público
País tem 53,5 mil servidores acima do teto constitucional remuneratórioO Brasil aparece em primeiro lugar no ranking que analisou supersalários no serviço público em comparação com outras dez nações da Europa e das Américas.
O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (26), compara a elite do serviço público no Brasil com os presentes em Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, Itália, México, Portugal e Reino Unido. A pesquisa foi realizada pelo Movimento Pessoas à Frente e pela República.org.
De acordo com a pesquisa, o Brasil possui 53,5 mil servidores ativos e inativos que recebem acima do teto constitucional remuneratório, de R$ 46.366,19. Os gastos com esses supersalários chegam a R$ 20 bilhões em um ano.
A amostra inclui funcionários e aposentados de órgãos do Poder Executivo Federal (incluindo Advocacia-Geral da União, Banco Central e Forças Armadas), Judiciários federal e estaduais, 24 Ministérios Públicos estaduais, Câmara dos Deputados, Senado Federal, TCU (Tribunal de Contas da União), DPU (Defensoria Pública da União), e governos dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Fonte: Reprodução | CNN | Folha de S. Paulo
