Copom mantém Selic em 15% ao ano pela quarta vez seguida
Banco Central afirma que decisão é “compatível com a estratégia de convergência da inflação”O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu, nesta quarta-feira (10), manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 15% ao ano. A decisão representa a quarta manutenção seguida do número.
Em comunicado, o Copom diz que “entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”.
A Selic - que representa o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - está em seu maior nível desde julho de 2006, quando o índice foi de 15,25% ao ano.
A taxa chegou em 10,5% ao ano em maio de 2024 e começou a ser elevada em setembro do mesmo ano. O índice de 15% ao ano foi atingido na reunião de junho de 2025 e permaneceu o mesmo desde então.
Fonte: Reprodução | g1 | Agência Brasil
