Governador anuncia incentivos para aquisição de máquinas e insumos na Expoapi
A feira agropecuária, reconhecida como a maior do Norte e Nordeste, acontece de 7 a 14 de dezembroO governador Rafael Fonteles participou nesta segunda-feira (22), do lançamento oficial da 74ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi 2025). Na ocasião, foi assinado um decreto que autoriza estabelecimentos de produtores rurais, regularmente inscritos no Cadastro de Contribuintes do Estado do Piauí (Cagep), a utilizarem créditos fiscais acumulados de ICMS durante o evento para aquisição de máquinas e insumos agrícolas.
A Expoapi acontecerá de 7 a 14 de dezembro. É reconhecida como a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste do Brasil, tendo movimentado, de acordo com o Governo do Estado, R$ 400 milhões em negócios no ano de 2024, quando registrou 300 mil visitantes e mais de 200 expositores, provenientes de dez estados.

O apoio do Governo do Estado fomenta a transferência de tecnologia, aquisição de equipamentos e insumos, além de integrar produtores, criadores e fornecedores do norte ao sul do estado, integrando o Piauí com os outros estados da federação e fortalecendo agropecuária.
“A cada ano a Expoapi cresce mais em participação do público, de fornecedores, em negócios que são celebrados aqui nos dias da feira, celebrando a tradição cultural do estado do Piauí, da pecuária, da agricultura e da agroindústria para os pequenos, médios e grandes produtores. A feira reúne tudo isso e cada vez mais o governo apresentando incentivos concretos para fomentar os negócios”, destacou Rafael Fonteles.

A feira é aguardada com expectativa pelos expositores, que enxergam na Expoapi uma grande vitrine para apresentação do que há de melhor no setor. “A importância é muito grande pra nós, criadores, termos o julgamento de pessoas credenciadas a nível de Brasil pra balizar nossos criatórios, pra que a gente evolua sempre geneticamente o nosso plantel e colha frutos melhores, tanto na genética, quanto financeiramente”, avalia Eduardo Mendes, presidente do Núcleo Piauiense dos Criadores de Cavalo manga Larga Marchador.
Decreto
Os créditos de ICMS poderão ser usados para o pagamento do imposto nas operações de aquisição de máquinas, tratores, aeronaves agrícolas, implementos e insumos agropecuários. Entre os produtos contemplados estão inseticidas, fungicidas, herbicidas, parasiticidas, botijões de sêmen, entre outros.

As operações serão realizadas no período do evento diretamente junto aos estabelecimentos comerciais credenciados para atuarem na Expoapi 2025. A medida beneficia produtores rurais e empresas piauienses do setor, ao mesmo tempo em que incentiva investimentos no agronegócio local.
PPP
A gestão do Parque de Exposições Dirceu Arcoverde está em fase de transição. O governo já celebrou o contrato de Parceria Púbico-Privada (PPP) que garante investimentos para requalificação do parque. As melhorias já devem ser percebidas nesta edição da Expoapi.

“A empresa já está presente aqui. Nesta edição da feira teremos o estacionamento todo com monitoramento por câmeras, uma coisa diferente. Pode apostar que nós teremos uma Expoapi ainda mais aperfeiçoada” disse o secretário do Agronegócio, Fábio Xavier.
Com os investimentos para melhoria do Parque de Exposições, a ideia é estabelecer uma agenda permanente de eventos e atividades que envolvam o campo. “Os órgãos do governo, as entidades do terceiro setor e o setor privado, todos juntos, cada um celebrando os seus investimentos para poder melhorar para a sociedade em geral. Então, esse local privilegiado aqui de Teresina vai ser cada vez melhor utilizado ao longo de todo o ano e não apenas em alguns momentos”, explicou o governador.
Fonte: Revista40graus e colaboradores