Luz do Povo: mais de 40 mil famílias de Teresina têm direito ao desconto na conta
Secretário João de Deus pede apoio para identificar beneficiários e garantir inclusãoMais de 40 mil famílias de Teresina têm direito ao programa federal Luz do Povo, mas ainda não estão recebendo o benefício. A informação foi dada pelo secretário estadual de Assistência Social, João de Deus, durante reunião com representantes da capital, nesta quarta-feira (29). O gestor pediu o apoio dos gestores e representantes municipais para ajudar na identificação e inclusão dos beneficiários.
Segundo o secretário, as famílias contempladas são as mesmas inscritas no Bolsa Família e no Cadastro Único (CadÚnico).
“Nós já temos o cadastro de todas elas. O que falta agora é identificar quem ainda não está recebendo o bônus. Em Teresina, são mais de 40 mil famílias com direito, mas que ainda não têm acesso. É uma transferência de renda importante para as famílias mais pobres”, destacou João de Deus.
O Luz do Povo foi lançado oficialmente no Piauí na última sexta-feira (31), junto com o programa Gás do Povo. O evento marcou o início da campanha estadual de busca ativa, voltada a localizar os beneficiários que ainda não recebem o desconto.
O programa Luz do Povo foi criado pelo Governo Federal para garantir energia elétrica de qualidade e com preço justo às famílias de baixa renda. Ele concede descontos automáticos na conta de luz para consumidores inscritos no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário mínimo.
Para ter acesso ao benefício, é necessário:
- Estar com o Cadastro Único atualizado;
- Ter consumo mensal de até 220 kWh;
- Morar em imóvel classificado como residencial.
Quem já recebe o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC) tem prioridade e pode acumular o desconto do Luz do Povo com outros programas sociais.
João de Deus ressaltou que o benefício representa um reforço direto na renda das famílias mais vulneráveis.
“Isso significa um aporte adicional ao Bolsa Família. É mais dinheiro circulando na economia local e mais dignidade para quem mais precisa”, afirmou.
Além do desconto na conta de energia, o Gás do Povo — que substitui o antigo Auxílio Gás — garante gratuidade na recarga do botijão de 13 kg para famílias inscritas no CadÚnico. O novo formato prevê até seis recargas por ano para grupos familiares com quatro ou mais integrantes.![]()
Fonte: Revista40graus e colaboradores
