Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Na Fetur, Rafael Fonteles reafirma compromisso de fomentar indústria do turismo

Governo vem investindo em malha viária, aeroportos e promoção do turismo em todo o Piauí.
Redação

Toda a cadeia turística do Piauí, representantes do setor em nível nacional, órgãos públicos e autoridades se reúnem, nesta quinta-feira (8), para a Fetur – Feira de Turismo – Edição Piauí, celebrando o Dia Nacional do Turismo. Na abertura do evento, o governador Rafael Fonteles destacou que o turismo é, no Piauí, uma indústria em crescimento e é meta do governo fomentar ações e projetos que possam impulsioná-la.

“É uma diretriz nossa fomentar cada vez mais ações de promoção, de infraestrutura e garantia que esses destinos turísticos do Piauí sejam acessíveis, seja pela malha rodoviária e aeroviária. O Piauí tem vários polos turísticos, como o litoral, a Serra da Capivara, as cachoeiras, o turismo histórico e religioso. Essa feira vai ajudar a promover o Piauí e gerar movimentações em todos os negócios em torno do turismo, como a cadeia de restaurantes e hoteis”, avaliou o governador Rafael Fonteles.

Foto: Gabriel PaulinoRafael Fonteles e autoridades
Rafael Fonteles e autoridades

O secretário estadual de Turismo, Daniel Oliveira, ressaltou a importância de o Piauí sediar, pela primeira vez, a Fetur. “Esse evento é de extrema importância. Vamos reforçar os nossos destinos, avançar nas articulações com a iniciativa privada e, naturalmente, o governador do Estado reforçando esse processo, que envolve inclusão, encantamento e, principalmente, geração de emprego e renda através do turismo”, afirmou.

Foto: Gabriel PaulinoSecretário do Turismo do Estado do Piauí, Daniel Oliveira
Secretário do Turismo do Estado do Piauí, Daniel Oliveira

O evento, que ocorre no Centro de Convenções de Teresina, reúne representantes do trade turístico, gestores públicos, empreendedores e especialistas do setor, com o objetivo de fortalecer o turismo regional, promover oportunidades de negócios e debater soluções sustentáveis e inovadoras para o crescimento do setor no Brasil. A programação inclui expositores de diversos estados brasileiros, painéis temáticos, rodadas de negócios e espaços dedicados à qualificação profissional, inovação, sustentabilidade e tendências do mercado.

“O Piauí é um berço do turismo no país, mas que ainda precisa ser desvendado. Esse é o momento em que a gente dá o primeiro passo e, inclusive, para gerar mais emprego e renda para nossos jovens através do turismo e incentivar o estudo no turismo. A APPM é parceira do Estado e, no que depender da gente, o turismo do Piauí será reconhecido no mundo todo”, destaca o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra Sousa, prefeito reeleito de São José do Piauí.

Foto: Gabriel PaulinoValdecy Cavalcante
Valdecy Cavalcante

Representando o empresariado local, o presidente da Fecomércio, Valdecy Cavalcante, destacou o investimento do governo do estado em infraestrutura. “O Piauí tem oportunidades, ainda precisa de muito e graças a Deus estamos recebendo uma grande malha de infraestrutura. Eu viajei, do ano passado para cá, mais de 20 mil quilômetros, e tudo em estradas novas e de boa qualidade. Eu sempre me hospedo em hotéis pequenos no interior que têm estrutura, ar-condicionado, restaurantes. Isso é muito importante para que a gente tenha uma evolução do turismo no Estado. Temos uma rede de hospitais de qualidade e isso se faz também turismo”, afirmou.

“Essa feira está sendo um exemplo, com certeza vai agregar muito ao turismo do Piauí e ao turismo nacional”, comentou o diretor da Confederação Nacional do Comércio, coordenador do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio de Abreu, durante discurso na abertura do evento.

Foto: Gabriel PaulinoSadia Castro, diretora geral da Ópera Serra da Capivara
Sadia Castro, diretora geral da Ópera Serra da Capivara

 

Sadia Castro, diretora geral da Ópera Serra da Capivara, exemplificou como o turismo pode gerar oportunidades para o interior do Estado. “Em 2017, a Serra da Capivara recebia anualmente 12 mil visitantes. Com a ópera, observamos uma crescente e, a cada ano, o número de visitantes foi crescendo e hoje ultrapassa 40 mil. O evento reforça o público que quer ver o evento, mas também que se interessa pelo estudo antropológico, pela natureza”, comentou.

Novos voos

O secretário Daniel Oliveira comentou, ainda, a nova rota anunciada pela Latam, que vai iniciar a operação de voos entre Parnaíba e Fortaleza em setembro. “Vejo isso como fundamental no processo de evolução da cadeia turística. A aviação regional, o incremento dos aeroportos, tudo que o governo do Estado está fazendo para dotar as cidades regionais do Piauí com voos e aeroportos capazes de receber voos é importante”, afirma Daniel Oliveira.

Foto: Gabriel PaulinoJovens na abertura da FETUR
Jovens na abertura da FETUR

Companhia aérea

O governador Rafael Fonteles afirmou, durante discurso na Fetur, que o Estado iniciou a elaboração do projeto de Parceria Público Privada para a instalação de uma companhia aérea regional. “Temos um desafio enorme na malha aeroviária. Nossa meta é ter voos diários para São Raimundo Nonato e Parnaíba. Estamos buscando as empresas aéreas, mas não vamos esperar por elas. Estamos elaborando uma PPP para termos independência através de uma companhia aérea regional”, anunciou.

Foto: Gabriel PaulinoRafael Fonteles e Wrias Moura
Rafael Fonteles e Wrias Moura

 

 

Fonte: Revista40graus e colaboradores

Comente