Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Trump anuncia tarifas adicionais de 100% sobre produtos chineses

Presidente dos EUA também impõe controle de exportações de softwares críticos
Redação
Foto: Reprodução | G1/AFPTrump (presidente dos EUA) e Xi Jinping (presidente da China)
Trump (presidente dos EUA) e Xi Jinping (presidente da China)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta sexta-feira (10), que irá impor tarifas adicionais de 100% sobre os produtos chineses a partir do dia 1º de novembro. A sobretaxa atual imposta pelos EUA à China é de 30%.

Além disso, serão aplicados, na mesma data, controles de exportação para todos os tipos de software crítico. 

A decisão surge horas após o norte-americano criticar a atitude chinesa de restringir a exportação de elementos ligados às terras raras - , minerais essenciais para a produção de tecnologias de ponta.

“Acaba de ser divulgado que a China adotou uma posição extraordinariamente agressiva no comércio ao enviar uma carta extremamente hostil ao mundo, afirmando que, a partir de 1º de novembro de 2025, imporia controles de exportação em larga escala sobre praticamente todos os produtos que produz, e alguns que nem são fabricados por eles”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social. “Isso afeta todos os países, sem exceção, e obviamente foi um plano elaborado por eles há anos. É absolutamente inédito no comércio internacional e uma vergonha moral no trato com outras nações”, complementou.

Fonte: Reprodução | g1 | Folha de S. Paulo

Comente