Enem 2025: Piauí e Timon se preparam para o primeiro dia de provas neste domingo
Mais de 120 mil inscritos farão o exame no estado; governo garante transporte gratuito e Timon adota Tarifa ZeroO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começa neste domingo (9), e o Piauí se prepara para receber 120.040 candidatos, o maior número de inscritos dos últimos cinco anos. No estado, as provas serão aplicadas em todos os municípios, com ações especiais para garantir acesso, segurança e transporte aos participantes.
Neste primeiro dia, os estudantes farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. Serão 45 questões por área e um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, com nota máxima de 1.000 pontos.
O segundo dia de provas será no domingo, 16 de novembro, com Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias.
Passe-Livre garante transporte gratuito a 23 mil estudantes
Para facilitar o deslocamento dos estudantes, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai garantir transporte gratuito a 23 mil alunos da rede pública estadual inscritos no Enem.
O programa Passe-Livre Enem Seduc beneficia 5 mil estudantes em Teresina e 18 mil no interior do estado, com transporte assegurado nos dois dias de exame (9 e 16 de novembro).
“A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir condições de acesso dos estudantes aos locais de prova, reduzindo barreiras logísticas e fortalecendo a política de equidade educacional”, destacou o governador Rafael Fonteles.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, lembrou que o Piauí teve a terceira maior taxa de participação do país no Enem 2024, com quase 75% dos inscritos presentes.
“Neste ano, o Passe-Livre será mantido e ampliado. Em 2024, beneficiamos 21 mil estudantes. Agora, serão mais de 23 mil alunos contemplados”, reforçou.
Timon terá Tarifa Zero para estudantes nos dias do Enem
A Prefeitura de Timon também vai oferecer tarifa zero no transporte coletivo urbano nos dois domingos de aplicação das provas.
A medida busca garantir o deslocamento gratuito e seguro dos candidatos até os locais de prova. Para utilizar o transporte, o estudante deve apresentar o comprovante de inscrição do Enem e documento oficial com foto no embarque.
“Seguimos trabalhando para abrir portas e construir uma cidade que acredita no futuro da nossa juventude. Garantir oportunidades e apoiar nossos jovens é prioridade”, afirmou o prefeito Rafael Brito.
Segurança reforçada durante o exame
A Polícia Militar do Piauí montou uma operação especial para os dois dias de provas. Em Teresina, serão 150 policiais por dia, totalizando 300 militares, com 14 viaturas atuando nas principais rotas de acesso aos locais de aplicação.
No interior, o efetivo será de 800 policiais e 82 viaturas distribuídas por todo o estado.
Horários e orientações
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). As provas começam às 13h30.
Duração das provas:
1º dia (9/11): 5h30 (término às 19h);
2º dia (16/11): 5h (término às 18h30).
O que levar:
Caneta preta de corpo transparente;
Documento oficial com foto (físico ou digital via aplicativo Gov.br);
Recomenda-se levar o cartão de confirmação de inscrição, além de água e lanches leves em embalagens transparentes.
Proibido:
Celulares, relógios digitais, fones, tablets, lápis, borracha, calculadora, corretivo, óculos escuros e chapéus.
Itens pessoais devem ser guardados no envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais, que só pode ser aberto fora da sala.
Fonte: Revista40graus, colaboradores SEDUC e Prefeitura de Timon
