Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Inscrições do Fies para o primeiro semestre de 2026 terminam nesta sexta-feira

Programa do MEC irá ofertar mais de 112 mil vagas em instituições privadas
Redação
Foto: Reprodução | MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASILInscrições do Fies para o primeiro semestre de 2026 terminam nesta sexta-feira
Inscrições do Fies para o primeiro semestre de 2026 terminam nesta sexta-feira

O período de inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026 termina nesta sexta-feira (6). As inscrições podem ser feitas no site do programa (acessounico.mec.gov.br/fies) até às 23h59 de hoje.

O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), financiamento para estudantes cursarem a educação superior em instituições de ensino privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

É importante destacar que o Fies não oferece bolsas de estudos, e sim um “empréstimo”. Após a conclusão da graduação, o estudante deverá quitar sua dívida, em parcelas proporcionais à sua renda. 

Inscrição

A inscrição gratuita deve ser feita, de forma exclusiva, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com login na plataforma Gov.br.

Para se inscrever, os candidatos precisam ter obtido média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota superior a zero na redação. A renda familiar mensal bruta per capita deve estar entre um e três salários mínimos (R$ 4.863, em 2026).

No ato de inscrição, o candidato deve informar: 

  • e-mail válido para contato
  • perfil: etnia/cor, se é ou não quilombola, se é ou não pessoa com deficiência, se concluiu ou não o ensino superior;
  • até três opções de curso/turno/local de oferta entre as disponíveis para inscrição, por ordem de prioridade;
  • dados de composição e renda dos membros do grupo familiar.

Vagas

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão ofertadas 112.168 vagas para financiamento em 2026, sendo 67.301 vagas para o primeiro semestre. As vagas serão distribuídas em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários, e 19.834 cursos. 

Fonte: Reprodução | g1 | Agência Brasil

Comente