Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

MEC lança programa “Na Ponta do Lápis” para levar educação financeira às escolas

Iniciativa pretende alcançar mais de 30 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio
Redação
Foto: Reprodução | MEC / DivulgaçãoPrograma Na Ponta do Lápis
Programa Na Ponta do Lápis

O Ministério da Educação publicou, nesta quarta-feira (9), a Portaria nº 502/2025 que institui o programa “Na Ponta do Lápis”. De acordo com o MEC, a iniciativa visa promover a educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio e, em especial, para os beneficiários do programa “Pé-de-meia”.

Para que o objetivo seja alcançado, o programa vai ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades para lidar com dinheiro de forma consciente, entender impostos e planejar o futuro.

A adesão ao programa é voluntária e, portanto, municípios interessados devem assinar um termo de compromisso com o MEC. Quem aderir terá direito à formação de professores, apoio técnico e financeiro às redes de ensino e integração dos temas ao currículo da escola, seguindo as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O Comitê Estratégico do programa - que deve emitir orientações para o aprimoramento dos planos de ação que municípios podem desenvolver - será composto por representantes do Ministério da Educação, do Ministério da Fazenda, do Banco Central, da Caixa Econômica Federal, entre outros órgãos.

A meta é alcançar mais de 30 milhões de estudantes em todo o país.

Fonte: Reprodução | Portal Gov.br

Comente