Seduckathon: Estudantes Seduc embarcam nesta sexta (8) para intercâmbio
Experiência que trará mais conhecimentoVinte estudantes e quatro professores da rede estadual de ensino do Piauí embarcam, nesta sexta-feira (8), para uma experiência educacional em Portugal. O grupo integra as quatro primeiras equipes vencedoras do Seduckathon, maior hackathon de escolas públicas do mundo, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A viagem marca o início de um intercâmbio inédito, que vai levar, ao todo, 130 alunos da rede pública para seis países: Portugal, China, Alemanha, Singapura, Coreia do Sul e Estados Unidos. O embarque acontece às 14h, no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina. A expectativa é muita alegria, entusiasmo e emoção para estudantes, familiares e professores.
Vindos de escolas de Pio IX, Oeiras, Teresina e Caldeirão Grande do Piauí, os estudantes foram selecionados por projetos inovadores em tecnologia e impacto social. Para muitos, é a primeira vez fora do país e até mesmo a primeira vez dentro de um aeroporto.
“É um sonho que parecia distante. Algo que eu só via nos filmes e agora está se tornando real. Vai ser incrível aprender sobre tecnologia e mergulhar no início do povo brasileiro. Quero aprender tudo o que puder e voltar com novas ideias para compartilhar com a minha escola”, afirma Amanda Arraes, aluna do CETI Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX.

O destino é Lisboa, onde o grupo participará de uma imersão de 30 dias no Centro de Inovação TUMO, referência internacional em metodologias criativas voltadas para jovens. A programação inclui oficinas com startups portuguesas, palestras sobre design de serviços e momentos culturais voltados ao desenvolvimento de competências técnicas, criativas e sociais.
“Esse intercâmbio representa a transformação que estamos promovendo na educação pública do Piauí. São jovens talentosos, com brilho nos olhos, que agora terão a chance de expandir seus horizontes”, destaca o Secretário de Educação, Washington Bandeira.
Todo o suporte logístico de passagens, hospedagem, alimentação, passaporte, visto, seguro e apoio pedagógico é garantido pelo Governo do Estado, por meio da Seduc.

As escolas que compõem a primeira etapa do intercâmbio são:
• CETI Nossa Senhora do Patrocínio – Pio IX
• CETI Orlando Carvalho – Oeiras
• CETI Joel Ribeiro – Teresina
• CETI Waldemar de Moura Santos – Caldeirão Grande do Piauí
Em 2025, Mais de 9 mil alunos participaram da 2ª edição do Seduckathon. Ao todo, 130 foram selecionados para o intercâmbio, acompanhados por 26 professores. O programa é uma iniciativa voltada à inovação e ao protagonismo estudantil, com foco em educação, tecnologia e empreendedorismo.
Fonte: Revista40graus e colaboradores