Anvisa suspende interdição de creme dental Colgate
Apesar da liberação, a Anvisa reforçou um alerta sanitário sobre possíveis reações adversasA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a interdição cautelar do creme dental Colgate Total Clean Mint, anunciada na última quinta-feira (27), após a empresa apresentar recurso. Apesar da liberação, a Anvisa reforçou um alerta sanitário sobre possíveis reações adversas associadas a cremes dentais que contenham fluoreto de estanho em sua fórmula.
A substância é conhecida por seus efeitos antimicrobianos e de prevenção à cárie, mas a agência identificou relatos de eventos adversos que podem estar relacionados ao seu uso. Entre os sintomas relatados estão:
- Lesões orais (como aftas, feridas e bolhas);
- Problemas na língua;
- Dor, ardência e queimação;
- Inchaço nos lábios, amígdalas e mucosa oral;
- Sensação de dormência na boca ou lábios;
- Irritação gengival.
Diante disso, a orientação da Anvisa é que consumidores fiquem atentos a qualquer sinal de irritação e suspendam o uso do produto caso apresentem sintomas. Em casos persistentes, é recomendável procurar um profissional de saúde. A agência também solicita que reações adversas sejam notificadas por meio do sistema e-Notivisa.

Recomendações aos profissionais e fabricantes
Profissionais de saúde devem monitorar sinais de alterações bucais em seus pacientes, orientar sobre possíveis efeitos colaterais e sugerir alternativas a quem apresentar sensibilidade. Já os fabricantes devem garantir que os rótulos dos produtos informem claramente os riscos potenciais e tragam instruções de uso adequadas.
A interdição preventiva da Anvisa visava reduzir riscos à população enquanto se investigava a relação entre o fluoreto de estanho e as reações relatadas. O produto Colgate Total Clean Mint substituiu a antiga linha Colgate Total 12, e, segundo a Anvisa, a recomendação era que a nova fórmula não fosse exposta ao consumidor até que sua segurança fosse comprovada. No entanto, não houve determinação de recolhimento dos lotes.
Mesmo com a liberação das vendas, a agência informa que o processo de fiscalização segue os trâmites administrativos e que o alerta sanitário continua válido.
Posicionamento da empresa
Em nota, a Colgate afirmou que o produto é seguro para uso, embora algumas pessoas possam apresentar sensibilidade a certos ingredientes. A empresa destacou ainda que está colaborando com as autoridades e fornecendo os esclarecimentos necessários.
Segundo a Anvisa, além dos dados oficiais de cosmetovigilância, relatos nas redes sociais, plataformas de reclamação e na imprensa revelaram um padrão crescente de reações adversas associadas a cremes dentais com fluoreto de estanho no Brasil.
Com informações da Agência Brasil