Bancos Central comunica vazamento de dados de 25 mil chaves Pix
Este foi o primeiro incidente registrado no ano pela autoridade monetáriaO Banco Central (BC) comunicou nesta segunda-feira(17) o vazamento de dados pessoais vinculados a 25.349 chaves Pix sob responsabilidade da fintech QI Sociedade de Crédito Direto S.A (QI SCD). Segundo o BC, o vazamento ocorreu em razão de “falhas pontuais” nos sistemas da instituição e que não vazados dados sensíveis, como senhas, movimentações e saldos financeiros, entre outras informações bancárias. Este foi o primeiro incidente registrado no ano pela autoridade monetária.
No período de 23 de fevereiro a 6 de março, foram expostos dados como nome do usuário, CPF mascarado, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta. "As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", disse o BC.
A instituição informou que as pessoas afetadas serão notificadas exclusivamente por meio o aplicativo ou pelo internet banking da instituição de relacionamento do usuário. Outros meios de comunicação não serão utilizados peoo BC, como aplicativos de mensagens, telefonemas, SMS ou e-mail.
Ainda segundo a autarquia monetária, foram adotadas as ações necessárias para a apuração
Fonte: Folha de São Paulo