Carnaval no Piauí pode ter chuva e risco de temporais, alerta Semarh
VCAN e ZCIT influenciam o tempo entre 12 e 18 de fevereiro em várias regiõesOs foliões piauienses devem preparar o guarda-chuva junto com a fantasia. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) aponta para possibilidade de chuvas em praticamente todo o estado durante o período de Carnaval, entre os dias 12 e 18 de fevereiro.
Segundo a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, as precipitações devem ocorrer de forma distribuída pelo território, com maior intensidade nas regiões norte, centro-norte e no setor oeste do Piauí.
Sistemas meteorológicos em atuação
As instabilidades são provocadas por dois importantes sistemas: o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que favorecem a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva.
De acordo com a meteorologista da Semarh, Sônia Feitosa, este é um período naturalmente mais propenso a tempestades, podendo ocorrer ventos mais fortes e descargas elétricas, especialmente nas áreas com maior concentração de nuvens.
Atenção redobrada durante a folia
A previsão indica ainda que, a partir dos dias 17 e 18, há tendência de intensificação das chuvas em todo o estado. Embora o norte e o centro-norte devam registrar os maiores volumes, o sudoeste também pode ter precipitações intensas.
A capital Teresina está incluída no alerta, com possibilidade de chuva tanto durante o Carnaval quanto no período pós-folia.
A orientação é evitar áreas abertas durante tempestades, não buscar abrigo sob árvores isoladas e ficar atento a sinais de ventos fortes e descargas atmosféricas. O Carnaval no Piauí promete animação, mas com prudência e atenção às condições do tempo.
Fonte: Revista40graus, Semarh e colaboradores
