Climatologista prevê mais chuvas esporádicas no Piauí em outubro
Baixos índices de umidade relativa do ar e escassez de chuvas no PiauíMesmo com as altas temperaturas, baixos indices de umidade relativa do ar e escassez de chuvas no Piauí, a climatologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), afirmou que nesta segunda-feira (20) que já é possível observar mudanças nos padrões atmosféricos, com o retorno gradual da umidade e o registro de precipitações isoladas em diferentes regiões do estado.

De acordo com a especialista, os recentes episódios de chuvas isoladas têm contribuído para aumentar o teor de umidade, reduzir as temperaturas e diminuir a incidência de incêndios, comuns neste período de estiagem. “Vai continuar alta a temperatura. A temperatura ainda vai permanecer elevada, porém, nesse momento de chuva, elas são amenizadas e fazem com que a umidade relativa do ar também seja melhorada, seja aumentada”, explicou.
A previsão para os próximos dias, entre 20 e 23 de outubro, é de manutenção desse quadro de chuvas isoladas. As precipitações mais intensas e recorrentes devem se concentrar no Sul e, principalmente, no sudoeste do estado. Já entre os dias 20 e 21, há possibilidade de chuvas isoladas também no Centro-Norte piauiense.
Sônia Feitosa ressalta ainda que esse comportamento climático é característico da transição entre o período seco e o início da estação chuvosa. “Nessa época do ano é comum acontecer uma chuva pontualmente forte em um local, chovendo em uma parte de um município e, em outra, não”, afirmou.
Fonte: Revista40graus e colaboradores