Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Desfile cívico-militar comemora os 203 anos da Independência

Evento reúne mais de 50 instituições em Teresina e mobiliza estudantes, forças de segurança
Redação

O Desfile de 7 de Setembro, realizado na avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina, contou com a participação de mais de 50 instituições civis e militares. A celebração reuniu cerca de 7 mil pessoas, entre estudantes de escolas públicas e privadas, representantes de entidades civis e tropas das forças de segurança.

A programação oficial começou às 7h, com a apresentação das tropas no Centro de Educação Profissional da Polícia Militar (CEFAP). Em seguida, houve a incorporação da Guarda-Bandeira, o hasteamento das bandeiras em frente ao Batalhão de Operações Especiais (Bope), o Fogo Simbólico da Pátria e a revista da tropa. O desfile foi encerrado por volta das 11h.

Participaram do evento a Polícia Militar, o 25º Batalhão de Caçadores, o 2º Batalhão de Engenharia e Construção, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil, a Polícia Federal, a Guarda Civil Metropolitana, o Corpo de Bombeiros, a Cavalaria da PM e outras instituições.

Foto: Regis FalcãoHasteamento das bandeiras
Hasteamento das bandeiras

Durante o evento, o governador em exercício, Themístocles Filho, destacou a importância da celebração como parte da formação cívica da população. “O Brasil celebra sua independência há muitos anos e é fundamental que a gente continue avançando nas conquistas, o sentimento de patriotismo permanece vivo. Eu mesmo, quando era menino, com 12 ou 14 anos, participei de muitos desfiles de 7 de Setembro, são momentos que marcam a formação cívica de todos os brasileiros”, afirma.

Foto: Regis FalcãoExercito no 7 de setembro
Exercito no 7 de setembro

A podóloga Luciana Costa, que acompanhava o desfile com familiares, comentou sobre o significado da data. “Já há bastante tempo que eu não conseguia vir à avenida ver o desfile. Neste ano, fiz uma meta para trazer meu filho e minha tia, fiz isso pois acho importante demonstrar para os filhos a questão da cidadania, a importância das instituições que ajudam o Brasil. É essencial enaltecer nossos símbolos, nossa bandeira, para que eles cresçam bons cidadãos, respeitando as forças armadas e a polícia”, relata.

Toda a estrutura para o desfile foi montada pelo Governo do Estado, incluindo gradis, arquibancadas, tendas, palanque oficial e espaço reservado para a imprensa. A segurança foi feita por equipes das forças de segurança, com apoio de cinco ambulâncias integradas ao plano de evacuação.

O esquema de trânsito interditou 28 pontos a partir das 6h da manhã, incluindo toda a extensão da avenida Marechal Castelo Branco, a avenida São Raimundo (sentido sul-norte) e vias adjacentes.

O desfile cívico-militar comemora os 203 anos da Independência do Brasil e reafirma o compromisso das instituições com a valorização da história, da cidadania e da integração entre sociedade e poder público.

Foto: Regis FalcãoEstudantes no 7 de setembro
Estudantes no 7 de setembro

 

Foto: Regis FalcãoBombeiros no desfile de 7 de setembro
Bombeiros no desfile de 7 de setembro
Foto: Regis FalcãoCavalaria da PM-PI
Cavalaria da PM-PI
Foto: Regis FalcãoROCAN no desfile de 7 de setembro.jpg
ROCAN no desfile de 7 de setembro

 

Fonte: Revista40graus e colaboradores

Comente