Fonteles destaca importância da economia digital para o desenvolvimento
Durante a segunda edição do Papo de Governança, Rafael Fonteles falou das ações digitais do EstadoO governador do Piauí, Rafael Fonteles, reforçou, nesta sexta-feira (2), em Teresina, o compromisso da gestão estadual com a transformação digital e o estímulo à economia do conhecimento durante a segunda edição do Papo de Governança. No evento, voltado para servidores públicos, gestores, empreendedores e sociedade civil, foi anunciado para o mês de junho o lançamento do SoberanIA, plataforma de inteligência artificial do Governo do Piauí.
“É papel do governo induzir os setores econômicos e um dos que eu acho mais importantes para o desenvolvimento de um lugar é a economia digital, dado que vivemos na era do conhecimento e da inovação da tecnologia”, afirmou o governador.
Esta edição foi voltada para servidores públicos, secretários de Estado, equipes de startups e sociedade em geral para prestar contas de ações que têm sido realizadas pelo governo estadual no âmbito da tecnologia e que têm tido resultados práticos no desenvolvimento do Estado e melhoria da qualidade de vida da população.

Durante sua palestra, Rafael Fonteles apontou a transformação digital como o foco central e motor de desenvolvimento do Piauí. Ele detalhou toda a trilha de inovação da governança estadual culminando em serviços digitais como o Gov.pi Empresa e Gov.pi Cidadão, além do proeminente protocolo de recuperação de celulares. O governador destacou ainda que o Piauí está pronto para uma verdadeira revolução tecnológica.
O gestor citou ações desenvolvidas no Piauí que estão sendo adotadas por outros estados do Brasil e pelo governo federal, dado seu impacto na melhoria dos serviços com mais economia. “Então, é a tecnologia permitindo que nós façamos mais com menos, com mais velocidade, mais proximidade do cidadão, melhorando a prestação do serviço público e, ao mesmo tempo, com mais eficiência no gasto do dinheiro público”, destacou Rafael Fonteles.

Washington Bonfim, secretário do Planejamento, explica que o Papo de Governança é um evento que reúne secretários, superintendentes, diretores e gerentes para alinhar informações sobre a gestão. “O primeiro deles foi realizado na área de governança, sobre a questão da cultura de dados, da cultura de gestão, do monitoramento das metas do plano de governo, que foi apresentado pelo governador Rafael Fonteles em 2022. Já hoje, a gente discutiu o tema da transformação e da economia digital”, apontou o secretário.

O secretário de Inteligência Artificial, André Macedo, ressaltou a tecnologia como principal aliada das ações de governança. “Os principais cases de serviços foram apresentados para o cidadão hoje. Nós também apresentamos um pouquinho da parte de capacitação que a gente está fazendo, além do mercado, com startups. Então a ideia hoje é tentar juntar parte do que a gente está fazendo para o Estado”, finaliza Macedo.

Fonte: Revista40graus e colaboradores