Governador recebe candidatos à vaga de desembargador do TJ-PI
Reunião define etapa final do processo para escolha do novo membro da Corte pelo Quinto ConstitucionalO governador do Piauí, Rafael Fonteles, se reúne no final da tarde desta sexta-feira (5) com os três advogados que compõem a lista tríplice indicada pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) para a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional. A reunião marca a fase final do processo, em que caberá ao chefe do Executivo estadual a nomeação do novo integrante da Corte.
Os nomes encaminhados pelo TJ-PI são os dos advogados Mário Basílio de Melo, Sigifroi Moreno Filho e Gisela Carvalho de Freitas. A escolha ocorreu durante a 86ª Sessão Extraordinária Administrativa, realizada nesta sexta, com votação entre os desembargadores. Mário Basílio recebeu 20 votos, Sigifroi Moreno 17 votos e Gisela Freitas 16.
A lista tríplice teve origem em uma lista sêxtupla previamente definida pela OAB-PI, com base em avaliação de currículo, trajetória profissional e atuação no meio jurídico. A relação inicial foi formada em outubro de 2025, com os nomes mais bem avaliados na consulta interna aos advogados da ordem.
Após a reunião, o governador terá até 20 dias para indicar o novo desembargador, que ocupará a vaga destinada à advocacia no Tribunal de Justiça do Piauí.
Fonte: Revista40graus, mídias e colaboradores
