Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Homens jovens lideram estatísticas de mortes no trânsito em Teresina; confira

Os homens representam representando 88% dos casos
Redação

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina lançou uma nova ferramenta para monitoramento de óbitos por acidentes de trânsito. O Painel de Monitoramento de Óbitos por Acidente de Trânsito já está disponível para consulta pública na internet e reúne dados desde 2014, segmentados por gênero, faixa etária e taxa de mortalidade.

Os números mais recentes, referentes a 2024, revelam um cenário preocupante: 156 moradores da capital piauiense perderam a vida em acidentes de trânsito, um aumento de 26,8% em relação ao ano anterior. O levantamento aponta que os homens são as principais vítimas, representando 88% dos casos. Além disso, a faixa etária de 20 a 39 anos é a mais atingida, evidenciando o alto risco para esse grupo.

Para o presidente da FMS, Charles Silveira, a ferramenta é essencial para garantir transparência e fornecer informações estratégicas ao poder público na formulação de políticas de prevenção.

Foto: Arquivo pessoalHomens jovens lideram estatísticas de mortes no trânsito em Teresina; novo painel detalha dados
Homens jovens lideram estatísticas de mortes no trânsito em Teresina; novo painel detalha dados

"O painel apresenta os dados de maneira acessível, com gráficos e indicadores que ajudam a entender melhor a realidade local, que reflete um padrão preocupante em várias partes do mundo", destacou.

O diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, reforça a importância da plataforma como suporte para ações de saúde pública. Segundo ele, a análise dos dados pode orientar medidas para reduzir a mortalidade no trânsito e conscientizar a população sobre a necessidade de prudência.

"Essas informações auxiliam na tomada de decisões e na elaboração de estratégias mais eficazes. Além disso, são fundamentais para alertar os cidadãos sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito", afirmou.

Outros painéis de monitoramento

Além do painel de óbitos por acidentes de trânsito, a FMS disponibiliza outras duas plataformas na página inicial do seu site, voltadas para o acompanhamento de doenças. Essas ferramentas ampliam a transparência e ajudam no desenvolvimento de políticas públicas baseadas em dados concretos.

Comente