Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Meta é alvo de notificação da AGU

AGU pede exclusão de chatbots específicos e critica falta de filtro etário nas plataformas da Meta
Redação
Foto: Reprodução | ShutterstockMeta é alvo de notificação da AGU por permitir robôs que promovem a erotização infantil
Ícone do Instagram

A empresa Meta - dona das plataformas Instagram, Whatsapp e Facebook - recebeu uma notificação extrajudicial da Advocacia-Geral da União (AGU) para excluir imediatamente robôs de inteligência artificial que, segundo o órgão, “simulam perfis com linguagem e aparência infantil com permissão de manutenção de diálogos de cunho sexual com os usuários”.

No documento, a AGU pede para a Meta indisponibilizar todos os chatbots que se utilizem de linguagem infantil para propagar conteúdo sexual e, além disso, esclarecer quais medidas são adotadas para garantir a proteção de crianças e adolescentes.

O pedido aponta que as plataformas digitais pertencentes à Meta permitem o acesso a qualquer pessoa que possua uma idade acima dos 13 anos, mas não criam um filtro etário para verificar se os usuários que possuem entre 13 e 18 anos acessam conteúdos inadequados.

“Essa situação oferece risco concreto à integridade psíquica de crianças e adolescentes, além de gerar danos institucionais e dificultar o efetivo exercício do direito à proteção integral previsto na Constituição Federal”, diz a AGU em trecho do documento.

Fonte: Reprodução | G1 | CNN

Comente