Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Pipeiros estão cobrando por água distribuída gratuitamente no semiárido do Piauí;

Operação pipa pela AEGEA que vai investigar casos deninciados
Redação

O presidente da empresa Águas do Piauí, Guilherme Dias, denunciou durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (23), que pipeiros da região de São Raimundo Nonato, a 500 km de Teresina, estão cobrando pela distribuição de água de forma ilegal. Ele ressaltou que todo o abastecimento, realizado por carros-pipa da Aegea Piauí, são gratuitos para a população. O presidente pediu apoio da população para fazer a denúncia. 

Operação pipa pela AEGEA
Operação pipa pela AEGEA

“Infelizmente, pessoas do interior estão dizendo que trabalham para Águas do Piauí, e estão fornecendo água do caminhão carro pipa e vendendo. A gente pede que se houver esse tipo de situação, que denuncie, porque não são caminhões nossos, os caminhões nossos não fazem a venda de água, entregamos água potável e sem nenhum custo para a população de forma gratuita nas pipas”, disse o presidente. 

A empresa disponibiliza o whatsaap 0800 223 2000 com funcionamento 24 horas para receber denúncias e sugestões e o aplicativo. Outro contato é via Agrespi (Agência de Regulação dos Serviços Públicos)  pelo contato (86) 99520-4096 ou [email protected]

Na manhã de hoje, a direção da empresa apresentou o plano de enfrentamento a estiagem. No Piauí, 126 municípios, dos 224 existentes, estão em situação de emergência, devido a seca. 

Em 100 dias de concessão, a empresa garantiu que já investiu mais de R$ 115 milhões e apresentou as ações para enfrentar a seca grave nos municípios. 

Um total de 12 municípios estão usando contêineres de água, como a cidade de Fartura, que está com 100% da cidade sem água.
No estado, a Águas do Piauí está com 84 carros-pipa na zona urbana das cidades e 63 na zona rural.

Operação pipa pela AEGEA
Operação pipa pela AEGEA

Na coletiva, a empresa afirmou que as ações previstas vão beneficiar 1,9 milhão de piauienses, com 62 novos poços, sendo 31 deles no semiárido, 217 revitalizações de poços com mais de 1.240 metros cúbicos/horas de vazão.  

Além da perfuração de poços, carros-pipas, a empresa informou que disponibiliza ETA (Estação de Tratamento de Água) móveis e reservatórios móveis. 

Hoje, a Águas do Piauí está presente em 169 municípios. 

O diretor executivo de operações do Águas do Piauí, Danilo Almeida, informou que no sistema de Altos foi detectado 14 vazamentos na rede, prejudicando que as águas chegassem nas residências. Ele contou que em Parnaíba cerca de 4 milhões de litros de águas estavam paradas e que foram disponibilizadas à população através de pequenas ações. 

Prefeituras devem solicitar carros-pipas para a zona rural 

Durante a entrevista, o presidente ressaltou que o abastecimento de água da zona rural dos municípios, via carros-pipas, deve ser solicitado pelas prefeituras e que existe um protocolo a ser seguido. O prefeito deve solicitar a MRAE ( Microrregião de Água e Esgoto do Piauí) o pedido para abastecimento emergencial, que segue para Agrespi, que solicita a Águas do Piauí. 

Fonte: Revista40graus e colaboradores

Comente