Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Ponte Estaiada segue com mirante fechado

Turistas e visitantes locais decepcionados com a falta de zelo e atenção com o espaço
Redação

Um dos principais cartões-postais de Teresina, o mirante da Ponte Estaiada segue fechado para visitação desde setembro de 2024. O espaço, conhecido por oferecer uma das vistas mais emblemáticas da capital piauiense, permanece interditado devido a problemas nos dois elevadores panorâmicos que dão acesso ao topo da torre. Desde então, o local — que deveria ser um dos maiores atrativos turísticos da cidade — segue sem manutenção e sem previsão de reabertura.

Foto: ReproduçãoMirante da ponte estaiada
Mirante da ponte estaiada

Tradicional ponto de parada para moradores e visitantes, o mirante sempre foi símbolo da cidade planejada. “Sendo turista ou não, chegar em Teresina e não visitar a Ponte Estaiada é quase impossível, porque ela representa a nossa capital e todo o estado”, comenta um visitante. A decepção, porém, é inevitável. “Infelizmente o mirante está fechado, os elevadores não funcionam e o ponto turístico está totalmente abandonado”, lamenta.

A última reabertura do espaço ocorreu há pouco mais de um ano, quando a administração informou que os equipamentos passariam por manutenção. No entanto, o serviço não avançou, e o local nunca mais recebeu visitantes. Hoje, o cenário é de abandono: bilheteria trancada, centro de atendimento ao turista fechado e barracas de alimentação desativadas.

Foto: ReproduçãoPonte Mestre João Isidoro França (Ponte Estaiada).
Ponte Mestre João Isidoro França (Ponte Estaiada).

O impacto é sentido também por quem vem de outras cidades para conhecer o mirante. O ludovicense Marcos de Sousa, que viajou de São Luís com a família, conta ter ficado frustrado e chateado ao encontrar o espaço interditado. “Chegamos com vontade conhecer a cidade do alto, mas chega aqui e está tudo fechado. É triste, porque nos preparamos para vir, é longe, e acaba sendo uma decepção e também uma frustração”, afirma.

Para ele, falta atenção do poder público com o ponto turístico. “A sensação é que não há interesse em manter um local tão importante e conhecido. A gente chega e vê tudo fechado. É muito chato”, conclui.

Sem previsão de reabertura, o mirante da Ponte Estaiada deixa de cumprir o papel de destaque que sempre teve no turismo de Teresina. O abandono do espaço reflete não apenas a falta de manutenção de um patrimônio simbólico, mas também a perda de um local de convivência e valorização da identidade da capital piauiense.

Fonte: Revista40graus e colaboradores

Comente