Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Por atraso de salário, garis paralisam atividades nesta quarta-feira em Teresina

A novela do lixo continua e cenas se tornam rotina no dia dia da cidade
Redação

Trabalhadores da coleta de lixo em Teresina irão realizar uma paralisação a partir das 5h da manhã desta quarta-feira (08). O Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep) informou que a paralisação acontece pela falta de pagamento de salários a funcionários ligados a empresa Recicle/Aurora. 

Foto: Revista40grausLixo na Praça dos Correios
Lixo na Praça dos Correios

O Revista40graus tentou contato com a Recicle Aurora. O espaço segue aberto para possiveis esclarecimentos.

Segundo Jonatas Miranda, presidente da Seeacep, informou a um meio de comunicação que não houve acordo para assinatura do aditivo com a empresa Recicle, o que tem provocado o atraso de salário dos trabalhadores. A Recicle está com contrato rescindido e precisaria assinar um aditivo para pagamento dos garis.

“Tentamos por vários meios acordos com a empresa, inclusive solicitamos uma audiência no Núcleo de Conciliação onde a Prefeitura esteve presente e propôs um acordo de prorrogação de contrato, assinatura de aditivo, onde a empresa não aceitou as cláusulas e não assinou. Mediante essa situação não tem como o pagamento ser feito de forma direta sem ter uma previa analise dos órgãos responsáveis”, explica.

A paralisação terá duração de 24h. Os trabalhadores reivindicam salários, vale-alimentação e vale-transporte. Segundo o sindicato, a Prefeitura de Teresina está com dinheiro em caixa, mas seria necessário a assinatura do aditivo pela empresa para realização do pagamento. 

Ainda na quarta-feira (09) uma assembleia será realizada para determinar se haverá ou não a greve. Caso haja greve, ela será deflagrada por tempo indeterminado. 

Nota do sindicato

O Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Piauí informa que, diante do impasse envolvendo a RECICLE/AURORA, a empresa responsável pela coleta de lixo em Teresina, será realizada uma paralisação de 24 horas nesta quarta-feira (09), a partir das 5 horas da manhã.

O motivo da paralisação é em razão de atraso recorrente no pagamento de salários, vale-alimentação e vale transporte.

Nos últimos dias, a categoria tentou por todos os meios possíveis, uma solução para o problema, inclusive solicitando uma audiência de conciliação no NUPEMEC/TJ-PI (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos). A Prefeitura de Teresina participou da audiência e se comprometeu a assinar um aditivo contratual que permitiria a prorrogação do contrato e a regularização dos pagamentos. No entanto, a empresa recusou as cláusulas propostas e optou por não assinar o aditivo.

Diante da negativa da empresa, não há como a prefeitura efetuar o pagamento de forma direta sem que haja uma análise prévia pelos órgãos competentes. É importante destacar que a Prefeitura tem demonstrado disposição em resolver o impasse e informou que há recursos disponíveis em caixa, mas esbarra na recusa da empresa em formalizar o acordo.

Amanhã mesmo, a categoria reunida por conta da paralisação, vai deliberar uma possível greve por tempo indeterminado, caso o impasse persista.

Fonte: Revista40graus e colaboradores

Comente