Professores da Seduc farão intercâmbio de referência mundial em Singapura
A programação inclui temas como gestão e liderança escolar, pesquisa e inovação pedagógicaEm torno de 30 professores e gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) embarcarão em abril para uma missão no National Institute of Education (NIE), em Singapura. O país é referência mundial em educação e o instituto desempenha um papel essencial na formação dos profissionais que atuam no sistema educacional local.
Rafael Fonteles (PT) destacou que essa iniciativa é um desdobramento das missões realizadas pelo governo, especialmente a visita a Singapura no ano passado. "Firmamos uma cooperação com o Instituto de Educação de Singapura, responsável pelo currículo e pela capacitação de professores. Agora, estes educadores e gestores terão a oportunidade de vivenciar esse modelo educacional e trazer essa metodologia para nossa rede estadual. Singapura é líder no PISA, exame internacional que mede o desempenho dos alunos, e essa experiência será fundamental para impulsionar nosso objetivo de fazer do Piauí uma referência educacional no Brasil e além", afirmou.

Para o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, o intercâmbio será uma fonte de inspiração para os profissionais da rede estadual. "Tive a oportunidade de acompanhar o governador nessa missão e conhecer de perto os principais pilares do sucesso educacional de Singapura. Agora, levaremos professores e gestores que se destacaram no Ideb para vivenciar essas boas práticas e disseminá-las em nossa rede, contribuindo para o avanço contínuo da educação no Piauí", ressaltou.
Durante a missão, a equipe piauiense terá acesso ao funcionamento do sistema educacional de Singapura e participará de uma formação no Virtual Learning Centre (VLC). A programação inclui temas como gestão e liderança escolar, pesquisa e inovação pedagógica, suporte acadêmico e socioemocional para os alunos, estratégias para a construção de escolas resilientes, além do uso de tecnologia na educação.