Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Serra de Santo Antônio, em Campo Maior, é um tesouro natural e cultural do Piauí

Refúgio ambiental destaca potencial ecológico, histórico e sustentável do estado
Redação

Localizada no município de Campo Maior, a Serra de Santo Antônio abriga um dos atrativos mais impressionantes do turismo ecológico no Piauí. Com picos que chegam a 402 metros de altitude, a serra está situada em uma zona de transição entre os biomas Caatinga e Cerrado, configurando-se como um verdadeiro santuário natural e exemplo de preservação ambiental.

Desde 2019, a região está oficialmente protegida por meio da criação do Parque Estadual Serra de Santo Antônio. Além de sua importância ecológica, o local oferece uma série de atividades voltadas ao ecoturismo e à contemplação da natureza, como trilhas, observação de aves, áreas para acampamento e passeios imersivos. É o destino ideal para quem busca tranquilidade, aventura e conexão com a história local.

Foto: Moura Alves/Ascom SemarhSerra de Santo Antônio, em Campo Maior, é um tesouro natural e cultural do Piauí
Serra de Santo Antônio, em Campo Maior, é um tesouro natural e cultural do Piauí

Um dos pontos mais visitados do parque é o Mirante da Serra, de onde se tem uma vista panorâmica da região — cenário perfeito para fotografias, especialmente durante o nascer e o pôr do sol. O estudante e turista David Ferreira compartilha sua experiência:
“A Serra de Santo Antônio proporciona uma experiência única, principalmente quando vamos com os amigos assistir ao pôr do sol ou ver as montanhas e as paisagens. Dá para acampar e temos uma visão da cidade lá embaixo, com as luzes brilhando. É espetacular.”

Outro destaque do parque é o Morro do Cruzeiro, que atrai visitantes com sua escadaria de 1.840 degraus e um altar dedicado a Santo Antônio, padroeiro de Campo Maior. O local sedia, anualmente, uma missa em homenagem ao santo e uma encenação da Via Sacra, que reúne fiéis em um momento de fé e reflexão espiritual.

Durante o período chuvoso, o parque ganha ainda mais charme com o surgimento de riachos e cachoeiras. As águas descem pelas pedras, formando quedas ideais para banhos relaxantes, emoldurados por uma vegetação exuberante que intensifica a beleza da paisagem.

Para a turismóloga Romilla Macedo, da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), o espaço vai além do lazer.
“O Parque Estadual Serra de Santo Antônio representa muito mais do que um destino turístico. É um lugar onde o visitante se encanta com as belezas naturais e se reconecta com a história e a cultura da região. Esse atrativo é, sem dúvida, um dos maiores tesouros do nosso estado.”

Comente