Teresina aponta redução de 45% no número de acidentes com motos
O esforço de ações do Estado realizadas pelo SOI, DOT e afins contribuíram para reduçãoO prefeito Silvio Mendes analisou os dados apresentados pela Superintendência Municipal de Trânsito (STRANS), com base em informações do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que apontou uma queda de 45% nos atendimentos de acidentes envolvendo motocicletas na capital. Conforme o prefeito a redução significaria a eficiência das políticas adotadas no trânsito da capital, entre elas, a liberação da faixa exclusiva dos ônibus para os motociclistas.
Agora essa redução a maior se dá em virtude das ações realizadas também pelo SOI (Superintendencia de Operações Integradas) e o DOT ( Diretoria de Operações do Trânsito da Secretária de Segurança Pública do Estado) que desde o ínicio de 2023 vem realizando com órgãos afins blitz educativas e repressivas como o combate ao grau/rolerzinho que nos faz entender a maior efetividade na redução dos acidentes envolvendo motociclistas.

A liberação das faixas exclusivas de ônibus para motociclistas, taxis e aplicativos melhoram o fluxo no trânsito, mas não são determinantes para redução de acidentes. É necessário que a STRANS efetivamente fiscalize o uso adequado de equipamentos de segurança como o capacete que muitos de forma irresponsável teimam em não usar.

A necessidade de uma maior integração dos entes no sentido de unir esforços para uma efetiva mudança de cultura e assim não ficarmos surpresos com reduções de acidentes e sim a consolidação de comportamentos que melhoram e valorizam a vida.

Fonte: Revista40graus e colaboradores