Governo dos EUA sanciona presidente da Colômbia, Gustavo Petro
Decisão bloqueia bens do líder colombiano, da primeira-dama e de um de seus filhosO governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou, nesta sexta-feira (24), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. A sanção bloqueou os bens de Petro, da primeira-dama e de um de seus filhos.
Para justificar as sanções, o Tesouro dos Estados Unidos acusou o líder colombiano de estar envolvido com o narcotráfico, mas sem apresentar provas que sustentassem a acusação.
“O presidente Petro permitiu que os cartéis de drogas prosperassem e se recusou a interromper essa atividade”, disse o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, em comunicado. “O presidente [Donald] Trump está tomando medidas firmes para proteger nossa nação e deixar claro que não toleraremos o tráfico de drogas para o nosso país”, complementou.
Entre as medidas anunciadas pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac, na sigla em inglês) estão: o bloqueio de qualquer propriedade que Petro, seu filho mais velho, Nicolas Petro Burgos, a primeira-dama, Veronica Garcia, e o ministro do Interior, Armando Benedetti, possuam no território norte-americano; o impedimento dos sancionados de realizar transações internacionais com meios de pagamento localizados nos EUA.
Fonte: Reprodução | g1 | UOL
