Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

MDS apresenta avanços sociais do Brasil em Cúpula da ONU no Catar

Wellington Dias destaca saída do país do Mapa da Fome durante encontro internacional em Doha
Redação

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, cumpre agenda em Doha, no Catar, entre 3 e 6 de novembro, para participar da Primeira Reunião de Líderes da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e da Segunda Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social, promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Foto: ReproduçãoDoha capital do Catar
Doha capital do Catar

A comitiva do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) é composta pelos secretários Luiz Carlos Everton de Farias (Inclusão Socioeconômica), Rafael Guerreiro Osorio (Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único), Eliane Aquino (Renda de Cidadania) e Lilian dos Santos Rahal (Segurança Alimentar e Nutricional).

Segundo o ministro, o Brasil chega ao evento “com resultados concretos, mas também com a disposição de aprender e cooperar”. Dias destacou que a Segunda Cúpula representa um espaço único de diálogo global sobre políticas sociais e que “o desafio social é global, e a resposta precisa ser coletiva”.

Entre os avanços citados pelo governo brasileiro estão a saída do Brasil do Mapa da Fome, anunciada pela FAO em julho deste ano, e a redução da desigualdade social, com o índice de Gini chegando a 0,506 em 2024, o menor desde o início da série histórica, segundo o IBGE.

Durante o evento, o MDS apresentará iniciativas como o redesenho do Bolsa Família, os avanços no Cadastro Único, as ações de segurança alimentar e nutricional e o Programa Acredita no Primeiro Passo, voltado à inclusão socioeconômica.

A Segunda Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social, que ocorre de 4 a 6 de novembro, tem como objetivo reafirmar compromissos da Declaração de Copenhague (1995) e impulsionar a Agenda 2030 da ONU. A conferência reúne líderes mundiais, organizações internacionais, sociedade civil e setor privado para discutir políticas de combate à pobreza e promoção do desenvolvimento humano sustentável.

De acordo com dados da ONU, 1,1 bilhão de pessoas ainda vivem em situação de pobreza multidimensional, e um terço da população mundial enfrenta algum grau de insegurança alimentar. Para o ministro Wellington Dias, a ligeira redução dos índices de fome em 2024 “mostra que, com determinação, apoio financeiro e conhecimento, é possível avançar”.

Foto: MDSWellington Dias em Doha no Catar
Wellington Dias em Doha no Catar

A Primeira Reunião de Líderes da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza acontece nesta segunda (3), com transmissão ao vivo e coletiva de imprensa às 11h30 (horário de Brasília). Já a Sessão de Soluções “Brasil de volta aos trilhos: Indicadores Sociais e Econômicos e Políticas de Desenvolvimento Social” será realizada na terça-feira (4), às 13h15 (horário local de Doha).

Fonte: Revista40graus, colaboradores e MDS

Comente