Morre Jim Lovell, comandante da missão Apollo 13, aos 97 anos
Astronauta liderou missão Apollo 13 e virou símbolo de superação na história da exploração espacialA NASA anunciou neste sábado (9) a morte de Jim Lovell, comandante da missão Apollo 13, aos 97 anos. A expedição, lançada em 1970 com o objetivo de realizar o terceiro pouso lunar da história, acabou marcada por um grave incidente que quase resultou em tragédia, mas se tornou um dos maiores exemplos de resiliência e trabalho em equipe na exploração espacial.
Durante a viagem, uma explosão a bordo da nave colocou em risco a vida dos três astronautas. Graças aos esforços combinados da tripulação e da equipe de controle da missão, foi possível trazer todos de volta à Terra em segurança. O episódio se tornou símbolo de superação e base para o filme de sucesso Apollo 13, lançado em 1995.

No longa dirigido por Ron Howard, Lovell foi interpretado por Tom Hanks. O filme recebeu aclamação da crítica e do público ao retratar, de forma emocionante, a tensão e a coragem envolvidas na missão.
Jim Lovell deixa um legado histórico na exploração espacial, sendo lembrado como um herói que enfrentou adversidades extremas e ajudou a inspirar futuras gerações de astronautas e entusiastas da ciência.

Fonte: Reprodução