Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Presidente do Peru declara estado de emergência em Lima

Medida anunciada por José Jerí busca enfrentar a criminalidade
Redação
Foto: Reprodução | CONNIE FRANCE / AFPManifestantes entram em confronto com policiais durante protesto em Lima, em 15 de outubro de 2025
Manifestantes entram em confronto com policiais durante protesto em Lima, em 15 de outubro de 2025

O presidente do Peru, José Jerí, declarou estado de emergência de 30 dias na capital Lima para barrar a onda de violência e criminalidade na cidade. O anúncio foi feito nesta terça-feira (21).

“O estado de emergência, aprovado pelo Conselho de Ministros, entra em vigor à meia-noite e por 30 dias na região metropolitana de Lima e Callao, e apresenta uma nova abordagem. Estamos passando da defensiva para a ofensiva na luta contra a criminalidade, uma luta que nos permitirá recuperar a paz, a tranquilidade e a confiança de milhões de peruanos”, disse o presidente.

A decisão foi tomada após novos protestos da “Geração Z”. Na quarta-feira (15), os jovens marcharam de diferentes partes da capital em direção ao centro histórico, agrupando-se na Plaza San Martín e caminhando em direção à sede do Congresso. 

Entre as reivindicações do grupo estão: ações contra o aumento da criminalidade; a saída do presidente interino; o fechamento do Congresso e a convocação de uma assembleia constituinte para redigir uma nova Constituição.

Fonte: Reprodução | g1 | CNN

Comente