Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Rússia lança o maior ataque com drones desde o início da guerra na Ucrânia

Ucrânia afirma ter derrubado 718 dos 728 drones lançados pelo Exército russo
Redação
Foto: Reprodução | Metin Aktas/Anadolu Agency via Getty ImagesBandeira ucraniana hasteada em meio à destruição
Bandeira ucraniana hasteada em meio à destruição

A Rússia lançou, na madrugada desta quarta-feira (9), o maior ataque com drones contra a Ucrânia desde o início da guerra em 2022, conforme informações de autoridades ucranianas.

O Exército ucraniano afirmou que a Rússia utilizou 728 drones e 13 mísseis balísticos no ataque. No entanto, os sistemas de defesa aérea ucranianos destruíram 718 drones e 7 mísseis.

A investida ocorreu algumas horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometer mais apoio militar à Ucrânia e acusar o presidente russo, Vladimir Putin, de “falar besteira” sobre os acordos de paz.

Segundo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o principal alvo do ataque foi a cidade de Lutsk, no noroeste do país, mas também existem relatos de ataques em outras 10 regiões: Dnipro, Zhytomyr, Kiev, Kirovohrad, Mykolaiv, Sumy, Kharkiv, Khmelnytskyi, Cherkasy e Chernigov.

Zelensky condenou a ofensiva ao território ucraniano e pediu novas sanções contra a Rússia, a seu petróleo e aos países que compram o produto. Além disso, o líder ucraniano acrescentou que é preciso “aplicar pressão que obrigue a Rússia a pensar em acabar com a guerra, não em lançar novos ataques”.

Fonte: Reprodução | G1 | CNN

Comente