Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Trump anuncia reunião trilateral com Putin e Zelensky

Presidente dos EUA diz ter ligado para líder russo após reuniões com Zelensky e líderes europeus
Redação
Foto: Reprodução | GETTY IMAGESDonald Trump, presidente dos Estados Unidos
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira (18), ter ligado para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e disse estar preparando uma reunião trilateral entre os dois e o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky.

O encontro ainda não possui data e local definidos.

A afirmação de Trump surge após reuniões com Zelensky e sete líderes europeus na Casa Branca.

“Durante o encontro, discutimos as garantias de segurança para a Ucrânia, que seriam fornecidas por vários países europeus, em coordenação com os Estados Unidos. Todos estão muito felizes com a possibilidade de PAZ para Rússia/Ucrânia. Ao final das reuniões, liguei para o presidente Putin e iniciei os preparativos para um encontro, em local ainda a ser definido, entre Putin e o presidente Zelensky. Após essa reunião acontecer, teremos um encontro trilateral, com os dois presidentes e eu. Mais uma vez, este foi um passo inicial muito bom para uma guerra que já dura quase quatro anos ”, publicou Trump na rede social Truth Social.

A reunião ocorrida nesta segunda-feira 

De acordo com o norte-americano, as reuniões desta segunda-feira tiveram como foco as garantias de segurança para a Ucrânia, que “seriam fornecidas pelos vários países europeus, em coordenação com os Estados Unidos da América”.

Estiveram presentes o presidente da França (Emmanuel Macron), o premiê do Reino Unido (Keir Starmer), o chanceler da Alemanha (Friedrich Merz), a chefe de Comissão Europeia (Ursula von der Leyen), o chefe da Otan (Mark Rutte), a premiê da Itália (Giorgia Meloni) e o presidente da Finlândia (Alexander Stubb).

Fonte: Reprodução | G1 | CNN

Comente