Trump diz ter ficado “muito irritado” com suposto ataque da Ucrânia à residência de Putin
Líder norte-americano afirma que episódio ocorre em “momento delicado”O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira (29), que ficou “muito irritado” ao ser informado sobre um suposto ataque com drones da Ucrânia à uma residência do presidente da Rússia, Vladimir Putin. O governo ucraniano nega as acusações.
“Fiquei muito irritado”, disse Trump. “Putin disse que tinha sido atacado. É um período delicado. Uma coisa é ser ofensivo porque eles são ofensivos. Outra coisa é atacar a casa dele. Não é o momento certo para fazer nada disso”, complementou.
O líder norte-americano informou que soube da suposta tentativa de ataque durante uma conversa telefônica com Putin, a qual classificou como “muito boa”.
Ainda nesta segunda-feira, o primeiro-ministro da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que a Ucrânia tentou atacar uma das residências do presidente russo - que se localiza na região de Novgorod, a 500 km de Moscou - com 91 drones de longo alcance. O chanceler russo afirmou que não houveram danos ou vítimas e destacou que as defesas aéreas russas derrubaram todos os drones utilizados no ataque.
“Esse tipo de ação irresponsável não ficará sem resposta”, disse Lavrov.
Já o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, negou a acusação e a classificou como “uma completa invenção” por parte da Rússia.
O líder ucraniano completou afirmando que o governo russo busca uma “justificativa falsa” para atrapalhar os avanços nas negociações de paz e realizar novos ataques ao território da Ucrânia.
Fonte: Reprodução | g1 | CNN
