Alckmin critica "maus brasileiros" e reforça negociações contra tarifa dos EUA
Vice-presidente diz que governo atua para reverter taxa de 25% e ampliar acordos comerciaisO vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (26) que pessoas que atuaram contra os interesses do Brasil contribuíram para o agravamento das relações comerciais com os Estados Unidos, após o anúncio da tarifa adicional de 25% sobre produtos brasileiros.
Durante participação no evento "Conexões Produtivas – Oportunidades para a Indústria no Acordo Mercosul-União Europeia", realizado em São Paulo, Alckmin declarou que "maus brasileiros trabalharam contra o Brasil" e que, agora, tentam reparar os prejuízos causados.
A declaração foi interpretada como uma referência indireta a integrantes da família Bolsonaro, após a divulgação da troca de correspondências entre o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Na carta, o parlamentar solicitou que o governo dos Estados Unidos reconsiderasse a aplicação da nova tarifa sobre produtos brasileiros. Apesar de agradecer a manifestação, Rubio informou que a investigação comercial norte-americana manteve o entendimento de que persistem diferenças relevantes entre os dois países, justificando a continuidade da medida.
Além das negociações com os Estados Unidos, Alckmin informou que o governo brasileiro também trabalha para reverter a decisão da União Europeia que retirou o Brasil da lista de países considerados em conformidade com requisitos sanitários e regulatórios para determinadas exportações.
Segundo o vice-presidente, um novo protocolo já foi elaborado e será apresentado às autoridades europeias na tentativa de restabelecer a conformidade brasileira e ampliar o acesso aos mercados internacionais.
Alckmin também destacou que o governo federal busca diversificar as relações comerciais do país. De acordo com ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciará, na próxima semana, novas tratativas envolvendo o Mercosul e o Japão, além de manter negociações com Canadá, Emirados Árabes Unidos, México e Índia para ampliar oportunidades de comércio exterior.
O governo brasileiro afirma que segue atuando por meio do diálogo diplomático e das negociações técnicas para minimizar os impactos das medidas comerciais impostas pelos Estados Unidos e fortalecer a presença dos produtos brasileiros no mercado internacional.
Fonte: Revista40graus, mídias, redes sociais e colaboradores
