Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

FENAJ denuncia censura e agressões a Jornalistas durante crise no plenário da Câmara dos Deputados

Entidades repudiam retirada forçada da imprensa, interrupção da TV Câmara e ataques à liberdade de informação no Legislativo

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) emitiram uma nota conjunta repudiando o episódio de grave censura à imprensa e agressões contra profissionais da comunicação ocorrido nesta semana na Câmara dos Deputados. O caso aconteceu após uma escalada de tensão no plenário envolvendo o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).

Segundo as entidades, a situação teve início quando Glauber Braga ocupou a cadeira da presidência da Mesa Diretora em protesto contra a decisão do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), de colocar em votação o processo de cassação do parlamentar. Braga também se posicionou contra o projeto que reduz penas de Jair Bolsonaro e de outros investigados pela tentativa de golpe de Estado e pelos atos violentos de 8 de janeiro de 2023.

Foto: Federação Nacional dos JornalistasFENAJ denuncia censura e agressões a jornalistas durante crise no plenário da Câmara dos Deputados

Com o ambiente acirrado, jornalistas, repórteres fotográficos, cinegrafistas e assessores de imprensa foram surpreendidos por uma ordem da Presidência da Casa que determinou a retirada imediata de todos os profissionais do plenário. A remoção foi executada pela Polícia Legislativa, que impediu a continuidade do trabalho jornalístico.

A nota denuncia ainda que a transmissão da TV Câmara foi interrompida no momento do conflito, impedindo que a sociedade acompanhasse, em tempo real, os desdobramentos da sessão. Para a FENAJ e o SJPDF, a interrupção da emissora pública, somada à retirada da imprensa, configura um ato de censura institucional que ameaça diretamente a transparência do Poder Legislativo.

As entidades ressaltam que impedir o trabalho da imprensa viola princípios democráticos, compromete o direito da população à informação e expõe jornalistas a riscos desnecessários. “Profissionais da comunicação não podem ser tratados como obstáculos, mas como garantidores do direito constitucional de acesso à verdade dos fatos”, afirma o texto.

A FENAJ e o SJPDF exigem responsabilização pelos atos, garantias de livre atuação da imprensa dentro da Câmara e o restabelecimento imediato de protocolos que assegurem segurança e autonomia aos trabalhadores da comunicação.

Revista 40 Graus segue acompanhando o caso.

Foto: Federação Nacional dos JornalistasFENAJ denuncia censura e agressões a jornalistas durante crise no plenário da Câmara dos Deputados
FENAJ denuncia censura e agressões a jornalistas durante crise no plenário da Câmara dos Deputados

Fonte: Revista 40 Graus

Comente