'Jamais imaginei ter câncer’, disse Lula ao relembrar luta pela vida e importância do SUS
Lula ao relembrou do diagnóstico de 2011“Jamais imaginei ter câncer”, diz presidente Lula ao relembrar diagnóstico de 2011
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relembrou nesta terça-feira (11) o momento em que recebeu o diagnóstico de câncer na laringe, em 2011. Durante uma coletiva de imprensa, Lula contou detalhes sobre o episódio e destacou o papel de sua falecida esposa, Marisa Letícia, no incentivo para buscar o exame que identificou o tumor.
Descoberta inesperada
“Eu fui no Sírio (Hospital Sírio-Libanês) dar uma olhada na minha garganta e eu jamais imaginei ter câncer”, disse o presidente.
“Dia 26 de outubro, um dia antes do meu aniversário, eu estava com muita febre, a garganta irritada, e fui ao médico. Ele me disse que estava inflamado e me deu um remédio.”
Segundo Lula, foi Marisa Letícia quem sugeriu que ele fizesse o PET scan, exame capaz de detectar tumores no organismo.
“Eu ia saindo e a Marisa falou assim pra mim: ‘Lula, por que você não faz um PET scan?’”, relatou o presidente.
Dois dias após o resultado, Lula iniciou o tratamento no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, enfrentando sessões de radioterapia e quimioterapia.
Superação e políticas públicas
Emocionado, o presidente afirmou que a experiência o fez refletir sobre a importância do acesso universal à saúde.
“Fico imaginando por que todas as pessoas não têm direito a isso”, disse Lula, ao comentar a dificuldade que muitos brasileiros enfrentam para realizar exames e iniciar tratamentos contra o câncer.
Diante dessa vivência, o governo federal elaborou e sancionou projetos voltados à ampliação do diagnóstico precoce e tratamento oncológico pelo SUS.
A remissão completa do câncer foi anunciada pelos médicos de Lula no início de 2012, marcando o fim de um dos períodos mais delicados de sua vida pública e pessoal.
Fonte: Revista40graus, colaboradores e Fernando Melo
