MJSP destina R$ 20 milhões para Polícia Federal assumir controle de CACs
Controle de registro de colecionadores, atiradores esportivos e caçadores será transferido do ExérciO Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) destinou R$ 20 milhões para a Polícia Federal (PF) assumir a fiscalização de colecionadores, atiradores esportivos e caçadores (CACs). A decisão foi anunciada em reunião comandada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, nesta quarta-feira (14). A partir de 1º de julho, a responsabilidade pela ação deixará de ser exercida pelo Exército. Até o momento, 600 servidores da PF foram qualificados.

“Estamos assumindo o controle da fiscalização nesta nova fase, por meio da Polícia Federal. Vamos criar Delegacias de Controle de Armas nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal e 96 Núcleos de Controle de Armas em delegacias federais no interior do país, totalizando 123 estruturas”, relata Almeida Neto.
As seções serão supervisionadas pela Coordenação Geral de Controle de Armas, órgão central que fará a gestão nacional do tema.
O secretário ressaltou ainda que “a Polícia Federal é um órgão de excelência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que não tem poupado esforços para que a corporação assuma essa nova função com a maior eficiência possível”.
Na reunião, o secretário-executivo ainda nomeou o delegado federal Cairo Duarte como coordenador-geral de Controle de Serviços e Produtos da Coordenadoria de Polícia Administrativa da PF.
Participaram do encontro o diretor-geral em exercício da PF, William Murad; o diretor de Polícia Administrativa da PF, Fabricio Kerber; e o chefe da Divisão Nacional de Controle de Armas de Fogo da PF, Wellington Silva.
Fonte: Revista40graus e colaboradores