Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

“TV 3.0 é transformação social e econômica”, afirma ministro das Comunicações

Ministro reforça que a nova geração da TV aberta é prioridade estratégica para o governo Lula

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou nesta terça-feira (19) o compromisso do governo Lula com a implantação da TV 3.0, considerada uma das principais políticas para o setor de radiodifusão no país. A declaração foi feita durante a abertura da SET EXPO, maior evento de tecnologia, mídia e entretenimento da América Latina, realizado em São Paulo (SP) até quinta-feira (21).

Segundo o ministro, a nova tecnologia representa mais do que um avanço técnico:

“A TV 3.0 é prioridade para o Brasil. Não se trata apenas de um salto tecnológico, mas de uma verdadeira transformação social e econômica. Para o público, é a garantia de que a TV aberta continuará gratuita, universal, com imagem em 8K, som imersivo, acessibilidade ampliada e interatividade em tempo real. Para a indústria, é a integração definitiva à economia digital, com métricas modernas, publicidade segmentada e novos modelos de negócio que fortalecem a competitividade diante das plataformas globais”, afirmou, ao lado do secretário de Radiodifusão, Wilson Diniz Wellisch.

Foto: Portal GovFrederico de Siqueira Filho reafirmou que o novo sistema de transmissão da TV aberta e gratuita é prioridade para o governo Lula
Frederico de Siqueira Filho reafirmou que o novo sistema de transmissão da TV aberta e gratuita é prioridade para o governo Lula

Inovação e conexões

Frederico ressaltou a relevância da SET EXPO como espaço de inovação:

“Aqui, o setor de radiodifusão dialoga com telecomunicações, o broadcast se encontra com o streaming e surgem soluções que logo farão parte do dia a dia da população. Discutimos inteligência artificial aplicada ao audiovisual, redes 5G que transformam a distribuição de conteúdo, experiências imersivas e formas mais precisas de publicidade”, disse.

Investimentos em conectividade

O ministro também citou o eixo de Inclusão Digital e Conectividade do Novo PAC, que prevê R$ 23 bilhões em investimentos:

“Estamos levando fibra ótica por leitos de rios até comunidades isoladas, aldeias indígenas e quilombolas, além de programas como Escolas Conectadas e Wi-Fi Brasil, que garantem internet em escolas, hospitais e áreas de difícil acesso”, acrescentou.

O que é a TV 3.0

A TV 3.0 é a nova geração de transmissão da televisão aberta no Brasil. Combinando qualidade de imagem superior, áudio imersivo e interatividade avançada, o modelo é visto como a “televisão do futuro”: mais moderna, inclusiva e alinhada às demandas da sociedade.

Além da melhoria técnica, a proposta prevê a criação da Plataforma Comum de Comunicação Pública e Governo Digital, que permitirá integrar serviços públicos diretamente à TV, aproximando ainda mais o cidadão do Estado.

Foto: GloboA TV 3.0 é a nova geração de transmissão da televisão aberta no Brasil. Combinando qualidade de imagem superior, áudio imersivo e interatividade avançada
A TV 3.0 é a nova geração de transmissão da televisão aberta no Brasil. Combinando qualidade de imagem superior, áudio imersivo e interatividade avançada

SET EXPO

Considerado o maior encontro do setor na América Latina, a SET EXPO reúne executivos, especialistas e empresas de toda a cadeia produtiva da mídia e do audiovisual. O evento combina feira de negócios e congresso, servindo como palco para debater tendências, inovação e os rumos da transformação digital no Brasil.

Foto: Portal GovConsiderado o maior encontro do setor na América Latina, a SET EXPO reúne executivos, especialistas e empresas de toda a cadeia produtiva da mídia e do audiovisual.
Considerado o maior encontro do setor na América Latina, a SET EXPO reúne executivos, especialistas e empresas de toda a cadeia produtiva da mídia e do audiovisual.

Fonte: Reprodução

Comente