Fiscalizações no trânsito resultam em 695 prisões, 115 veículos apreendidos e 102 celulares recuperados no Piauí
Confira os resultados e objetivosAs operações de fiscalização de trânsito realizadas pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), resultaram na prisão de 695 pessoas entre janeiro e o início de novembro de 2025. As ações fazem parte das blitzen e operações especializadas conduzidas pela Diretoria de Operações de Trânsito (DOT).
Segundo a SSP, os crimes mais comuns registrados durante as fiscalizações envolvem embriaguez ao volante, receptação, porte ilegal de arma de fogo e captura de foragidos da Justiça.
No mesmo período, as equipes recuperaram 102 celulares roubados e apreenderam 115 veículos com restrição de furto ou roubo, que foram devolvidos aos proprietários.
Redução de mortes no trânsito
De acordo com o diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão, os resultados refletem diretamente na redução de acidentes e na preservação de vidas nas rodovias e vias urbanas do estado.
“O Piauí registra o terceiro mês consecutivo de queda nas mortes no trânsito, com diminuição de 11% nos óbitos por colisão com animais, redução de 31,23% nas lesões em comparação a 2024, e 56,25% em relação a 2022”, destacou.
Aragão ressaltou ainda que o uso de tecnologia e ferramentas digitais, como Lupa Bot, SPIA e drones, tem sido fundamental para ampliar a eficiência das operações.
“Desde a criação da Diretoria de Operações de Trânsito, o governo consolidou uma política pública permanente voltada para dois grandes eixos: reduzir mortes no trânsito e combater a criminalidade nas vias públicas. O trânsito passou a ser tratado como parte essencial da segurança pública, com planejamento, tecnologia e integração entre as forças”, pontuou.
Atuação integrada
As operações ocorrem de forma planejada e integrada entre diferentes órgãos de segurança, como a Polícia Civil, por meio da Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), o Comando de Trânsito da Polícia Militar e outros setores da SSP.
Fonte: Revista40graus, colaboradores e SSP-PI
