Homem é condenado a mais de 22 anos por homicídio e corrupção de menores
Tribunal do Júri que durou cerca de seis horasWendel Emanuel de Oliveira foi condenado a 22 anos e 8 meses de prisão pelos crimes de homicídio qualificado e corrupção de menores, por participação no assassinato de José Filho Alves dos Santos, que aconteceu em 5 de julho de 2014, no bairro Leonel Brizola, na Zona Sul de Teresina. A sentença foi proferida na última quarta-feira (25), após sessão do Tribunal do Júri que durou cerca de seis horas, no prédio histórico do Tribunal de Justiça do Piauí.

De acordo com a denúncia, José Filho estava em frente à sua residência quando foi surpreendido pelo acusado e dois adolescentes, todos armados. O trio efetuou disparos contra a vítima, e, durante a ação, os adolescentes invadiram a residência e executaram José Filho com mais tiros, enquanto Wendel impediu que testemunhas socorressem a vítima, sob ameaça com arma de fogo. O crime aconteceu em na presença dos filhos e da esposa da vítima.
A motivação do crime, segundo o inquérito policial, foi vingança: a vítima teria, supostamente, cometido um ato de abuso contra uma mulher, mãe dos dois adolescentes envolvidos no crime. Esse abuso não foi comprovado.
O Conselho de Sentença reconheceu, por maioria, que Wendel cometeu homicídio por motivo torpe e utilizando recurso que dificultou a defesa da vítima. Além disso, foi condenado por ter praticado o crime em conjunto com um menor de idade, caracterizando corrupção de menores. Wendel Oliveira está foragido da Justiça.
A condenação foi baseada nos artigos 121, § 2º, incisos I e IV c/c art. 29 do Código Penal e no art. 244-B, § 2º, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Fonte: Revista40graus e colaboradores