Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Segurança investe em freezers científicos para aprimorar investigações criminais

Os equipamentos vão garantir a preservação de materiais biológicos, reforçar a qualidade dos exames
Redação

O Departamento de Polícia Científica (DEPOC) da Polícia Civil do Piauí (PC-PI) recebeu, nesta quarta-feira (1º), 20 freezers científicos adquiridos com um investimento de R$ 334 mil, através do Fundo Estadual de Segurança Pública (FNSP), instituído pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os equipamentos, que serão utilizados para a custódia de vestígios periciais coletados em Teresina e no interior do estado, vão garantir a preservação de materiais biológicos, reforçar a qualidade dos exames periciais e assegurar a integridade da cadeia de custódia.

Foto: SSP-PINovos freezers
Novos freezers

Com capacidade de refrigeração de até -35 °C, os novos freezers oferecem condições adequadas para o armazenamento de amostras de cadáveres e materiais coletados em investigações criminais. Também serão utilizados na conservação de vestígios destinados a análises nas áreas de patologia, toxicologia e genética forense.

Foto: ReproduçãoAntônio Nunes Pereira
Antônio Nunes Pereira

Segundo o perito-geral da Polícia Científica do Piauí, Antônio Nunes Pereira, os equipamentos serão distribuídos em todas as regionais do estado e institutos especializados. “É muito importante para o trabalho da perícia oficial de natureza criminal do Piauí contar com esse tipo de freezer científico, para a preservação da cadeia de custódia de vestígios biológicos. Às vezes, faz-se um exame no primeiro momento e, posteriormente, a justiça recebe questionamentos por parte da defesa ou da acusação, podendo ser necessários outros exames. Assim, preserva-se esse material de forma muito mais eficiente”, destacou.

Com essa entrega, a Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) reforça seu compromisso em investir em tecnologia e infraestrutura para fortalecer o setor e garantir mais eficiência às investigações criminais no estado.

Fonte: Revista40graus e colaboradores

Comente