Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Sepultamento de Delegado de Caxias ocorre nesta sexta (11)

A polícia continua as diligencias em busca de prender o assassino
Redação

O corpo do delegado Márcio Mendes Silveira, 51 anos, começou a ser velado por volta das 16h da quinta-feira (10), na capela do cemitério Jardim da Ressurreição, na Zona Sudeste de Teresina. O enterro está previsto para esta sexta-feira (11), às 14h, no mesmo local. Muito abalados, familiares e amigos não quiseram gravar entrevista.

Foto: Redes SociaisDelegado Márcio Mendes Silveira, 51 anos
Delegado Márcio Mendes Silveira, 51 anos

O corpo do delegado passou por necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Timon, no Maranhão, e foi liberado para a família no início da tarde. A comoção tomou conta de quem compareceu ao velório, marcado pela presença de colegas de profissão e amigos próximos.

O delegado Márcio Mendes Silveira foi assassinado na madrugada desta quinta-feira durante cumprimento de mandados na zona rural do município de Caxias (MA), a 70km de Teresina. Durante a operação dois policiais ficaram feridos e foram trazidos para hospital da capital.

O tenente-coronel Miguel Neto, comandante da Polícia Militar do Maranhão, na região dos Cocais, informou que cinco policiais foram recebidos a tiros durante a operação que tinha como alvo uma pessoa suspeita de roubo , no povoado Jenipapeiro, zona rural de Caxias. .

O delegado morreu ainda no local, segundo informações obtidas pelo portal e dois agentes foram socorridos. De acordo com a Polícia, o criminoso fugiu para uma região de mata. 

A informação obtida por meio de comunicação é que a arma usada pelo criminoso foi uma espingarda e o chumbo se espalhou e atingiu o pescoço do delegado, ferindo os dois agentes no braço e na virilha. O delegado estava usando colete à prova de bala, mas o tiro atingiu seu pescoço. 

Natural de Fortaleza, Ceará, o delegado ingressou na Polícia Civil do Maranhão em 2014, tendo atuado nas delegacias de Trizidela do Vale, Coelho Neto, na Delegacia Regional e no 4º Distrito Policial de Caxias, onde exercia suas funções atualmente. 

As forças de segurança do Maranhão estão em diligências na região para localizar e prender o criminoso. O 11º Batalhão de Polícia Militar de Timon enviou equipes do Grupo de Operações Especiais (GOE), Força Tática e Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar), para auxiliar nas buscas. Piauí também enviou equipe para ajudar nas buscas.

Corpo é periciado no IML de Timon 

 O delegado Regional da Policial Civil do Maranhão, Jair Paiva, concedeu entrevista em São Luis e informou que o corpo do delegado está sendo periciado no IML de Timon e conta detalhes do crime. 

“Esse indivíduo praticou um crime de roubo e tentativa de homicídio com requinte de violência e grave ameaça, o delegado Márcio investigou, representou com a prisão preventiva e foi autorizada. A equipe da Polícia foi recebida com tiros”, disse o delegado. 

Velório

O velório e o sepultamento do delegado vão acontecer no cemitério Jardim da Ressurreição, após o corpo passar por necropsia no IML de Timon.

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão divulgou nota de pesar: 


A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão manifesta profundo pesar e repudia o covarde e brutal ataque contra a equipe da Polícia Civil de Caxias, ocorrido na manhã desta quinta-feira (10), durante operação policial, que resultou na morte do delegado titular do 4º Distrito Policial. Dois policiais também foram feridos, prontamente socorridos e estão fora de perigo. A SSP está prestando toda a assistência necessária.

A Secretaria informa que reforços da Polícia Civil, Polícia Militar, Força Estadual e Centro Tático Aéreo foram enviados à região e que todas as forças de segurança estão mobilizadas, realizando intensas buscas para localizar e prender o suspeito, com o objetivo de dar uma resposta rápida e firme a esse crime inaceitável.

A SSP se solidariza com a família do delegado Márcio Mendes neste momento de dor pela irreparável perda.

Natural de Fortaleza, Ceará, o delegado ingressou na Polícia Civil do Maranhão em 2014, tendo atuado nas delegacias de Trizidela do Vale, Coelho Neto, na Delegacia Regional e no 4º Distrito Policial de Caxias, onde exercia suas funções atualmente. Comprometido e dedicado, por mais de uma década prestou relevantes serviços à segurança pública e à população maranhense, sempre com coragem, firmeza e profissionalismo.

Foto: ReproduçãoZona rural de Caxias-MA onde o Delegado foi alvejado
Zona rural de Caxias-MA onde o Delegado foi alvejado

A Associação dos Delegados de Polícia do Maranhão (Adepol-MA) divulgou nota de pesar pela morte do delegado. 


Veja nota: 

É com profunda consternação e revolta que a Associação dos Delegados de Polícia do Maranhão (Adepol-MA) recebe a notícia do assassinato covarde do delegado Márcio Mendes, ocorrido nesta quarta-feira (10), durante o cumprimento de um mandado de prisão na zona rural de Caxias. O delegado foi alvejado por um criminoso enquanto exercia sua função com bravura e compromisso com a Justiça. Dois investigadores que o acompanhavam também foram feridos, mas passam bem.

A Adepol-MA manifesta solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho do delegado Márcio Mendes. Não podemos permitir que esse tipo de crime bárbaro aconteça e atinja quem dedica a vida à segurança da população.

Reafirmamos que vamos cobrar rigor absoluto nas investigações e acompanhar de perto todas as providências. A resposta a esse crime precisa ser rápida, firme e exemplar.

ADEPOL-MA

Foto: ReproduçãoLocal do assassinato do Delegado de Caxias-MA
Local do assassinato do Delegado de Caxias-MA

Fonte: Revista40graus e colaboradores

Comente