Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Alepi realiza em Oeiras sessão de homenagem aos 190 anos do Legislativo

Houve entrega da Medalha do Mérito Legislativo
Redação

A Assembleia Legislativa do Piauí em Oeiras, primeira capital do Estado, para celebrar os 190 anos de instalação do Poder Legislativo piauiense. Na cidade, em 4 de maio de 1835, foi fundada a Assembleia Provincial, funcionando até o ano de 1852, quando da transferência para Teresina. Durante a sessão solene, além das homenagens ao Legislativo e a Oeiras, foram dadas medalhas do mérito legislativo a personalidades piauienses.

Foto: ReproduçãoSolenidade alusiva aos 190 anos da ALEPI
Solenidade alusiva aos 190 anos da ALEPI

O presidente da ALEPI, deputado Severo Eulálio (MDB), disse que a sessão é um gesto simbólico de voltar às origens, que Oeiras é uma cidade que representa as raízes, a identidade do Piauí. “A história de Oeiras é indissociável da do Piauí. Esta cidade foi o centro administrativo, religioso e cultural por quase um século. Oeiras constituía-se como o único núcleo urbano de referência da região até a transferência da capital”, afirmou.

A instalação da Alepi em Oeiras nesta segunda-feira (5), conforme Severo Eulálio, é um momento histórico não só de reconhecimento histórico do passado, mas uma forma de integrar ainda mais a cidade às políticas públicas de desenvolvimento. O prefeito do município corroborou as palavras do presidente do Legislativo, dizendo que “esse dia de celebração histórica seja também um dia de reflexão. Que Oeiras não seja apenas uma fotografia na parede, mas que nossa histórica seja matéria-prima para a implantação de efetivas políticas públicas que busquem assegurar a dignidade, sobretudo daqueles menos favorecidos e injustiçados pela história”.

Os deputados B. Sá (PP) e Hélio Isaías (PT) também falaram durante a sessão solene, com o primeiro afirmando que aquele era um momento de relembrar e recontar a história da Alepi; e Isaías destacando o papel da Comunicação da Casa, como da TV e da Rádio Alepi, que “pode levar a nossa mensagem a qualquer lugar do Piauí”.

O governador Rafael Fonteles (PT) também esteve presente na sessão solene, destacando a importância do Legislativo para a democracia. “Quem materializa a democracia é o Poder Legislativo. Os que tocam o Executivo sempre existiram, como imperadores, reis, ditadores, ou os eleitos. Mas o que materializa a democracia é o Legislativo, porque não concentra o poder na mão de uma única pessoa”, explicou.

Entre os deputados, ainda estiveram presentes, entre efetivos, licenciados e suplentes, o vice-presidente Francisco Limma (PT), o primeiro secretário Wilson Brandão (Progressistas), o ex-presidente Franzé Silva (PT),  Dr. Gil Carlos (PT), Dogim Felix (Progressistas), Firmino Paulo (PT), Fábio Novo (PT), Dr, Vinicius (PT), Dr. Felipe (MDB), Tiago Vasconcelos (MDB), Hélio Isaias (PT), Gessivaldo Isaias (Republicanos), Bessah (Progressistas), Evaldo Gomes (Solidariedade), Ziza Carvalho (MDB), Georgiano Neto (MDB), Dr.Marco Kalume (PT), Dr. Helio (MDB), Simone Pereira (MDB), Vanessa Tapety (MDB).

Medalha do Mérito – A ALEPI, em março de 2025, aprovou a criação da Medalha do Mérito Legislativo dos 190 Anos da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. Em Oeiras, ela foi entregue a personalidades que tiveram destaque na história piauiense.

O ex-governador Wilson Martins (PT) foi um dos homenageados e agradeceu em nome dos demais. Além de Martins, receberam a medalha Francisco de Assis de Sousa Lopes, Luciano Nunes Santos, Mauro Expedito Reis de Freitas Tapety, Moisés Ângelo de Moura Reis e Rubem Nunes Martins. Os que receberam in memoriam foram Antonio Barroso de Carvalho, Augusto Rocha Neto, Francisco de Assis Carvalho Gonçalves, João Ribeiro de Carvalho, Jose Isaías da Silva, Juarez Piauiense de Freitas Tapety, Luiz Ubiraci de Carvalho, Luiz Walmor Barbosa de Carvalho, Nelson de Moura Fé e Orlando Barbosa de Carvalho.

Fonte: Revista40graus e colaboradores

Comente