ÁUDIO: Ciro Nogueira promete desgastar Lula e mexer no IR para beneficiar ricos
No áudio, Nogueira também sugere a possibilidade de um impeachment de LulaO senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro (PL), afirmou que a oposição irá adotar uma estratégia de "contenção" contra o governo Lula (PT) no Congresso Nacional. A declaração foi feita durante uma reunião privada com investidores na sede do banco BTG Pactual, em São Paulo, e revelada por um áudio obtido pelo site ICL Notícias.
No áudio, Nogueira também sugere a possibilidade de um impeachment de Lula, mas reconhece que o movimento é inviável devido ao apoio popular do presidente, que ele estima em 30%. O senador compara o atual cenário ao do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016, ressaltando que a petista possuía apenas 7% de aprovação na época. “Quem faz impeachment de presidente não é o Congresso, é a população”, declarou. Segundo ele, Lula "não vai cair" e um processo de afastamento seria "muito traumático" para a economia.
Ouça o áudio:
Apesar de descartar um rompimento institucional, Nogueira garantiu que o Congresso irá "segurar" o governo Lula até 2026. "Vai ser a contenção até 2026", afirmou. Ele também disse acreditar que o eleitorado está propenso a mudar de lado nas próximas eleições: "Esse governo já deu o que tinha que dar".

Isenção do Imposto de Renda
Durante a reunião, Ciro Nogueira também comentou sobre o projeto de lei do governo que amplia a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil. Ele afirmou que será impossível para qualquer parlamentar votar contra a medida, mas indicou que a "questão da compensação" da renúncia fiscal será alterada para beneficiar os mais ricos.
Em um momento da conversa, uma participante questiona o senador sobre a tributação dos altos salários e afirma que "aqui, entre os agentes do mercado financeiro, tá todo mundo taxado nos acima dos 50 mil". Em resposta, Nogueira sinaliza que atuará para que essa faixa de contribuintes não seja responsabilizada pela compensação da isenção aos que ganham menos.
“Não tem como um parlamentar votar contra a isenção para quem ganha até 5 mil reais, né? Nós temos que ver a questão da compensação, a proposta que nós vamos fazer…”, disse o senador.
O vazamento do áudio gerou repercussão no meio político, com críticas de aliados do governo e defensores da reforma tributária. Até o momento, Ciro Nogueira não se pronunciou oficialmente sobre a gravação.