Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Fonteles afirma que governo fará “trabalho forte” contra fake news sobre políticas públicas

Governador pontua que SPIA é ferramenta de combate ao crime, mas nega uso do sistema para aplicação de multas
Redação
Foto: ReproduçãoRafael Fonteles em palestra
Rafael Fonteles, governador do Piauí

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), afirmou, nesta segunda-feira (2), que o governo estadual irá fazer um “trabalho forte” para combater a disseminação de notícias falsas relacionadas a políticas públicas, principalmente no que diz respeito ao uso de sistemas de videomonitoramento na segurança pública.

Em entrevista coletiva cedida na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o governador explicou que o Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial (SPIA) é um instrumento de combate ao crime, mas não deve ser associado à aplicação de multas.

“São várias fakes news que tentam atribuir ao governo e é nosso papel, também da imprensa séria, rebater isso para o bem da população. Agora tentaram ventilar essa possibilidade de que o Governo do Estado do Piaui estaria, com o SPIA, multando, mas, na verdade, o SPIA é um instrumento de combate ao crime e, inclusive, alguns estão sendo elucidados já a partir do videomonitoramento. Nós temos essa preocupação [em relação à disseminação de notícias falsas]. Nós devemos satisfação ao povo, e o povo não pode ser enganado por mentiras fabricadas por qualquer grupo de interesse. Então, nós vamos fazer um trabalho forte nessa direção. Quem ousar propagar ou desenvolver fake news sofrerá, realmente, as medidas necessárias”, disse.

Fonte: Revista40graus

Comente