Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Governo Lula sinaliza que vai liberar FGTS de quem usou saque-aniversário

Desde o início do governo, o ministro Luiz Marinho tenta alterar ou acabar com a modalidade do saque
Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar nos próximos dias a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores demitidos que aderiram ao saque-aniversário. O anúncio está previsto para esta terça-feira (25) em Brasília, com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e líderes sindicais.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, destacou que a medida atende a uma antiga reivindicação das centrais sindicais. “Sacar o FGTS é um direito do trabalhador, que pode usar o dinheiro para pagar contas e movimentar a economia”, afirmou.

Foto: ReproduçãoGoverno Lula sinaliza que vai liberar FGTS de quem usou saque-aniversário
Governo Lula sinaliza que vai liberar FGTS de quem usou saque-aniversário

Entenda o saque-aniversário

Criado em 2020, durante o governo Jair Bolsonaro (PL), o saque-aniversário permite ao trabalhador retirar anualmente parte do saldo do FGTS no mês do seu aniversário. Contudo, quem adere a essa modalidade perde o direito de sacar o valor total do fundo em caso de demissão, podendo acessar apenas a multa rescisória.

O trabalhador pode optar por voltar ao saque-rescisão, que permite o saque integral em caso de demissão sem justa causa, mas a mudança só tem efeito após dois anos da solicitação.

Desde o início do governo, o ministro Luiz Marinho tenta alterar ou acabar com o saque-aniversário, mas enfrenta resistência no Congresso e no mercado financeiro.

Comente