Haddad se reúne com Motta e Alcolumbre para retomar diálogo após crise do IOF
Reunião busca entendimento antes da audiência de conciliação com Alexandre de MoraesO ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reúne na noite desta terça-feira (8) com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para buscar uma saída para o impasse em torno do decreto de alta IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Essa é a primeira reunião da equipe econômica após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de suspender o decreto do IOF e o decreto legislativo aprovado pelo Congresso que derrubou a alta do imposto.
Na reunião, governo e cúpula do Congresso devem discutir um alinhamento para a saída do impasse antes da audiência de conciliação no próximo dia 15, às 15h, na sala de audiências do tribunal com os envolvidos no caso. O encontro marcado por Moraes tem o objetivo de buscar uma saída negociada para a crise envolvendo a elevação das alíquotas.
À meio de comunicação nacional Motta confirmou a reunião com Haddad e informou que o encontro visa a retomada do diálogo.

A derrubada do decreto do IOF pelo Congresso e a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de recorrer ao Supremo contra o ato do Legislativo escalou a crise política iniciada após o aumento do imposto pelo governo.
Na semana passada, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse à meio de comunicação nacional que o governo tem como provar ao STF que a edição do decreto de aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) não teve viés arrecadatório.
O ônus da prova de que a medida teve uma finalidade regulatória sobre os mercados de câmbio, seguro e crédito, e não para aumentar a arrecadação, caberá ao governo na audiência de conciliação com Alexandre de Moraes.
Fonte: Revista40graus e colaboradores