João Pereira defende alternativas para catadores após fechamento do lixão
Parlamentar pede políticas de geração de emprego e aproveitamento de materiais recicláveisA Câmara Municipal de Teresina realizou, nesta quinta-feira (9), uma audiência pública para discutir a situação dos catadores de materiais recicláveis após o fechamento do lixão a céu aberto.
O vereador João Pereira (PT), proponente da sessão, destacou a necessidade de criar políticas públicas que assegurem renda e trabalho digno às pessoas afetadas pela medida.

Segundo o parlamentar, o encerramento das atividades do lixão não pode ocorrer sem alternativas concretas para os trabalhadores que utilizavam a atividade como sustento.
“São 400 profissionais afetados. Esses homens e mulheres podem ajudar a gerar mais renda […] A gente tem que repensar toda essa política de catar material reciclável, toda a política do lixo, separar o que é lixo mesmo e aquilo que pode ser reaproveitado para que essas famílias tenham renda. Apenas fechar não é a saída porque você está deixando de gerar renda, você está jogando dinheiro fora. Esses homens e mulheres ajudam, inclusive, a melhorar o meio ambiente”, afirmou.
Fonte: Revista40graus