Manifestantes se reúnem na Paulista, e Bolsonaro se encontra com governadores
O encontro foi liderado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)Na manhã deste domingo (6), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu com sete governadores no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, horas antes da manifestação na Avenida Paulista que pede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em Brasília.
O encontro foi liderado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que recepcionou os colegas Romeu Zema (Minas Gerais), Jorginho Mello (Santa Catarina), Ronaldo Caiado (Goiás), Wilson Lima (Amazonas), Ratinho Júnior (Paraná) e Mauro Mendes (Mato Grosso). Cláudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro, havia confirmado presença, mas cancelou devido às fortes chuvas que atingem o estado fluminense neste fim de semana.

Jair Bolsonaro também se empenhou pessoalmente para ampliar a adesão de governadores ao ato. Ratinho Júnior, do Paraná, confirmou presença após encontro com o ex-presidente na sexta-feira (4), em Curitiba. De acordo com aliados próximos a Bolsonaro, a intenção do ex-mandatário é sinalizar que a pauta da anistia une diferentes setores da direita, mesmo com as disputas internas já em curso para as eleições de 2026.
O evento foi impulsionado pelo pastor e aliado político Silas Malafaia, que vê na participação dos governadores um reforço estratégico para pressionar o Congresso a avançar na tramitação do projeto de lei que propõe anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos. Segundo Malafaia, a presença de lideranças estaduais remete a manifestações históricas na Avenida Paulista, como a que antecedeu o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).