Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Ministério dos Direitos Humanos lança campanha para proteção infantil no carnaval

A ministra Macaé Evaristo destacou a importância de garantir que a festa seja um ambiente seguro e i
Redação

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) lançou, neste sábado (15), em Belo Horizonte (MG), a campanha “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”. A iniciativa tem como objetivo reforçar a segurança e os direitos das crianças e adolescentes durante o carnaval de 2025.

A ministra Macaé Evaristo destacou a importância de garantir que a festa seja um ambiente seguro e inclusivo. “O carnaval deve ser um espaço de diversão, de encontro e de convivência democrática. A gente pula o carnaval, mas defende e protege cada uma das nossas crianças”, afirmou.

Foto: ReproduçãoMinistério dos Direitos Humanos lança campanha para proteção infantil no carnaval
Ministério dos Direitos Humanos lança campanha para proteção infantil no carnaval

Combate ao trabalho infantil e à exploração sexual

Uma das principais preocupações da campanha é a prevenção do trabalho infantil e da exploração sexual de menores durante o período carnavalesco. A proposta é conscientizar foliões, trabalhadores do comércio e do turismo para que estejam atentos a qualquer situação de risco.

Caso percebam alguma violação de direitos, as pessoas podem denunciar por meio do Disque 100, um serviço gratuito e sigiloso, disponível 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. Segundo a ministra, a participação da sociedade é fundamental. “Convidamos todos a se tornarem aliados dessa campanha, porque a vigilância precisa ser permanente e de responsabilidade de todos”, destacou.

Ação integrada para proteção infantil

As denúncias feitas pelo Disque 100 acionam redes de proteção social, como os conselhos tutelares. Em Belo Horizonte, por exemplo, há um esquema de plantão desses órgãos, que atuam de forma integrada na região metropolitana. Dessa forma, em casos como o desaparecimento de crianças, os conselhos se comunicam para garantir um retorno seguro ao lar.

O lançamento da campanha ocorreu durante o ensaio do bloco de carnaval Todo Mundo Cabe No Mundo, reforçando a importância da inclusão e da proteção de crianças e adolescentes no período de folia.

Comente